x
Buscar
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Google+
10 curiosidades sobre a TV Brasileira

Hoje é o Dia da Televisão e nada melhor do que um artigo especial para a data! Afinal, quem aqui consegue viver sem assistir seus programas favoritos, não é?! Mas você já parou para pensar em como esse eletrônico incrível chegou aqui no Brasil e quais foram os impactos dessa novidade no país? Confira nossas 10 curiosidades sobre a TV Brasileira e fique por dentro do assunto:

1 – A primeira transmissão televisiva no Brasil aconteceu no dia 18 de setembro de 1950 pela TV Tupi de São Paulo, fundada por Assis Chateaubriand, também conhecido como "Chatô".

2 – Para a estreia da TV Tupi de São Paulo, Hebe Camargo foi convidada para cantar o Hino da Televisão escrito por Guilherme de Almeida para celebrar a primeira emissora de TV da América Latina. Porém, Hebe acabou sendo substituída de última hora por Lolita Rodrigues. Confira o Hino:

“Hino da Televisão” (1950)

 

Vingou como tudo vinga

No teu chão Piratininga,

A cruz que Anchieta plantou.

 

Pois dir-se-á que ela hoje acena

Por uma altíssima antena

A cruz que Anchieta plantou.

 

E te dá num amuleto

O vermelho, branco e preto

Das pernas do seu cocar.

 

E te mostra num espelho

O preto, branco e vermelho

Das contas do teu colar.

 

3 – Os primeiros equipamentos para as televisões eram do tamanho de uma sala inteira e precisavam ser transportados por navio.

4 – Silvio Santos começou sua carreira televisiva na TV Globo em 1966, com o programa "Música e Alegria", que passava aos domingos à tarde. Em 1981, ele inaugurou sua própria emissora, o SBT.

5 – O humorista Chico Anysio trouxe o vídeo tape (VT) ao país em 1960, o que permitiu a inauguração de 27 novas emissoras. Até então, os programas eram todos ao vivo.

6 – O “TV na Taba” foi o primeiro programa brasileiro criado especialmente para a televisão e contava com Homero Silva no cargo de apresentador.

7 – "Sua Vida me Pertence", de Walter Forster, foi a primeira telenovela brasileira. A novela contou com 20 episódios de 15 minutos cada, exibida duas vezes por semana pela TV Tupi. 

8 – A primeira transmissão de TV em cores no Brasil ocorreu no dia 31 de março de 1972. Já a primeira telenovela em cores foi “O Bem Amado”, que também foi a primeira telenovela exportada.

9 – Em 1992, Jânio Quadros decretou a dublagem de todos os filmes transmitidos pela televisão. Também foi obrigatório a transmissão de no mínimo 25 minutos de filmes brasileiros.

10 – Uma das maiores audiências da história da Rede Globo foi durante a Copa do Mundo de 2002, mesmo com a transmissão sendo de madrugada. De acordo com o Ibope, a audiência variou entre 85 e 92 pontos.

 

Agora que você já sabe tudo sobre a televisão brasileira, que tal comprar uma TV novinha com descontos incríveis?! Confira:

 

Compre aqui Smart Tvs com até 33% OFF no Ponto Frio

Compre aqui Tvs com até 50% OFF no Ricardo Eletro

Compre aqui Tvs 3D com até 41% OFF na Magazine Luiza

Compre aqui Smart Tvs com até 22% OFF na FastShop

Compre aqui Tvs com até 42% OFF no Walmart

 

Clique aqui para mais descontos em TV e Áudio no MeuCupom.com

 

*Os preços acima ou cupom de desconto foram vistos para o dia da matéria e podem mudar sem aviso prévio. 

 

Seu canal preferido de descontos também é um plugin!

- Instale o MeuCupom Alerta pela Chrome Store.

- Clique no ícone MeuCupom enquanto está em algum dos nossos sites parceiros e você verá todos os descontos disponíveis na loja.

- Gostou de algum desconto? Basta clicar na oferta ou copiar o código que será apresentado em tempo real, colar no seu carrinho de compras e o desconto já é seu!