x
Buscar
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Google+
Anderson x Jones - Quem está no auge?


Jon Jones ou Anderson Silva: quem você escolheria no auge?


Cogitada durante anos, a luta entre Jon Jones e Anderson Silva jamais irá acontecer. Durante anos foi especulada - e não passou disso. Os fãs, claro, se animavam com a hipótese de ver dois dos melhores lutadores da história dividindo o octógono e mostrando suas armas. Semelhantes em muitos aspectos e diferentes em tantos outros, o fato é que Jones e Spider estão na história do MMA - o americano com muitos capítulos a serem escritos e o brasileiro redigindo as últimas linhas de uma saga de quase 20 anos na modalidade. A pergunta que fica é: quem foi melhor? Resposta pronta, não existe, porém...


Em respeito aos mais velhos, vamos começar com Anderson Silva, de 41 anos de idade. O brasileiro é o rosto mais conhecido do esporte no país e no exterior. Depois de ralar anos em Curitiba, onde morou durante bastante tempo, ganhou notoriedade aos poucos no Meca - principal evento de Vale-Tudo no Brasil, no começo dos anos 2000. Foi campeão do Shooto japonês, do Cage Rage, até chegar ao UFC, onde estreou com um nocaute em 49s contra Chris Leben e faturou o cinturão quatro meses depois ao passar por cima de Rich Franklin.  


O que se viu nesse período foi um misto de talento, técnica e treino duro. O longo reinado de Anderson Silva teve o selo da plasticidade, da genialidade, do imprevisível. Os fãs sabiam que ele iria vencer - quem quer que fosse o adversário. A graça era adivinhar como: cotovelada giratória? Um simples jab? Joelhadas? Chute frontal (como esquecer, não é, Vitor Belfort?). O repertório é vasto, inclui finalização (que não é sua especialidade) e, principalmente, show. Valia o ingresso vê-lo atuar. É um artista marcial, com uma pitada de um brasileiro abusado, insinuante.


As derrotas vieram - foram duas para Chris Weidman, uma por nocaute e outra da fatídica fratura na perna. Em seguida, um caso inédito em sua carreira: doping contra Nick Diaz. Por último, derrota controversa para Michael Bisping, para quem jamais perderia em condições normais de temperatura e pressão. Vitórias e reveses fazem parte, e o saldo do brasileiro é para lá de positivo. Sem data para se aposentar, poderá apagar a má impressão recente. Já a boa impressão do que ficou no passado, esta, não se apaga jamais.


Aos 28 anos de idade, Jon Jones ainda tem muito pela frente. É impossível saber o quanto ainda vai perder, se terá uma lesão grave, se irá se aposentar campeão... Pouco importa. Em oito anos de estrada, "Bones" pode, sim, ser considerado um dos grandes de todos os tempos. São 22 vitórias e uma derrota (por um golpe ilegal desferido em Matt Hamill, em duelo que estava vencendo com folga). Invicto no Ultimate em 17 confrontos, o americano impressiona pela quantidade de adversários gabaritados que bateu: Belfort, Lyoto, Rampage, Shogun e Rashad, são alguns nomes. A forma com a qual o campeão meio-pesado enfileirou boa parte deles também assusta: foram vários nocautes e finalizações, triunfos contundentes que fizeram os rivais se sentirem iniciantes.


Os pais de Jon Jones têm um dom especial para fazer filho: enquanto um é jogador de futebol americano, o outro é um lutador de ponta. "Bones" tem uma envergadura muito maior que a dos oponentes. É versátil, bom em todos os fundamentos. Tem poder de nocaute, jiu-jítsu suficiente para vencer por submissão, wrestling afiado para não ser quedado e muay thai alinhado. Soca, chuta, dá cotovelada, joelhada, golpes rodados, pisões e até ombradas. Está difícil encontrar um ponto fraco. Talvez, o "extra-campo" conturbado, marcado por acidentes de trânsito e envolvimento com drogas seja sua parte mais vulnerável.


O currículo de Jon Jones é invejável e vitorioso. É um lutador alimentado por desafios e que diz ser capaz de subir para o peso-pesado para se testar. Com talento de sobra e fisicamente privilegiado, o futuro é promissor. A genialidade de Anderson Silva, talvez, ele não consiga superar, entretanto, em outros aspectos, ele poderá dar o troco.

E você? Compartilhe sua opinião com a gente. Anderson ou Jones, quem está no auge de suas carreiras?

DESCONTOS RELACIONADOS

  • Cupom de desconto - Calçados Infantil A partir de R$109 no Site Nike
  • Cupom de desconto - Ganhe 20% OFF com o Cupom Centauro em Seleção Kids
  • Cupom de desconto - 17% OFF em Seleção de Produtos
  • Cupom de desconto - Descontos Adidas de Até 50% OFF em Categoria Infantil
  • Cupom de desconto - Cupom Centauro de 10% OFF em Todo o Site*

Seu canal preferido de descontos também é um plugin!

- Instale o MeuCupom Alerta pela Chrome Store.

- Clique no ícone MeuCupom enquanto está em algum dos nossos sites parceiros e você verá todos os descontos disponíveis na loja.

- Gostou de algum desconto? Basta clicar na oferta ou copiar o código que será apresentado em tempo real, colar no seu carrinho de compras e o desconto já é seu!