x
Buscar
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Google+
Conheça os principais cuidados para um roedor de estimação

Pequenos, adoráveis e super fofinhos, os roedores de estimação podem até ter sofrido certo preconceito por um tempo, em razão da má fama de seus temidos primos camundongos e ratazanas. Mas isso não conseguiu ofuscar o brilho inegável que esses pequeninos merecem.

Mesmo sendo considerados animais de fácil manutenção e ideais para crianças que começam a assumir responsabilidades, os hamsters, coelhos, gerbis e outros roedores não podem ser confundidos com brinquedos, assim como devem ter suas necessidades plenamente atendidas.

Como cuidar de hamsters, gerbis e twisters

Sendo os mais comuns bichinhos de estimação, os Hamsters podem vir em vários tamanhos, cores e até mesmo raças. Temos o Hamster Sírio, Chinês, Roborowiski, entre outros. Gerbis e Twisters também não ficam para trás, possuindo uma vasta gama de cores e tipos de pelo.

Mas porque eles estão todos no mesmo tópico desse texto? A resposta é bem simples: esses 3 roedores de estimação e suas raças desmembrantes são extremamente peculiares e merecem atenção. Só para sermos claros, vamos escolher os hamsters e explicar algumas diferenças entre 2 tipos facilmente confundidos:

Hamster sírio

Os mais comuns pela sua variedade de cores, os Hamsters Sírios estão em quase todas as pet shops. Nem sempre pelos melhores motivos, já que muitos dos filhotes vendidos são fruto de reprodução doméstica indesejada.

Muitas pessoas acabam comprando um casal pelo fato desta raça ser muito territorial e não poder conviver com outro do mesmo sexo, por conseguinte, ao inserir um do sexo oposto, põem-se por se reproduzir;

 

Hamster chinês

Não possuindo os problemas listados do Sírio e podendo facilmente conviver com outros indivíduos do mesmo sexo, o Hamster Chinês tem outra peculiaridade – a tendência à desenvolver diabetes, devendo ter uma ração mais saudável e sem muitas frutas, já que isso pode levá-lo à obesidade ou morte.

Como deu para perceber, esses pequenos têm uma grande diversidade de comportamentos até dentro da mesma família, e é exatamente por isso que demandam uma vasta pesquisa antes de escolher o roedor ideal para a sua família.

Dando uma boa qualidade de vida ao seu roedor de estimação

Mas e depois de saber tudo sobre a raça, o que devo prestar atenção para manter o meu roedor feliz e saudável?

Levando em consideração desta vez todos os roedores, quer sejam os pequenos ou os de porte médio, uma coisa é certa: eles são extremamente saudáveis! Amantes de sementes, folhas, frutas, raízes, para mantê-los saudáveis não será necessária nenhuma discussão.

Mas um cuidado extremamente necessário é com o frio, visto que eles são animais que portam o gene da hibernação, caso se encontrem em uma situação de frio, das duas, uma:

Irão adoecer e dificilmente melhorar de seus problemas respiratórios, sucumbindo rapidamente;

Entrar em estado de hibernação.

No segundo caso é que devemos prestar ainda mais atenção, pois nesse caso, a respiração dos pequenos quase para, assim como seus batimentos cardíacos, portanto, leve o roedor de estimação para uma peneira, coloque a uma altura saudável de um pouco de água quente, para que o corpo dele se aqueça e possivelmente seja reanimado.

Os pequenos precisam de muito espaço

Ainda que pequeninos, o espaço que esses animais costumam cobrir na natureza é estarrecedor, e é por isso que precisamos fornecer em nossas casas espaço suficiente para que eles se divirtam, cavem, criem tocas e outros. Entretanto, essa não é a realidade que vemos nas lojas.

Muitas pet shops vendem roedores com gaiolas que poderiam servir meramente para viagens, fazendo com que os pequenos fiquem confinados num cubículo estressante.

O tamanho ideal deve ter pelo menos 20 cm por 30 cm, no mínimo. O ideal é 1 metro quadrado! Isso dará espaço para que ele se sinta bem e saudável.

Por outro lado, alguns sinais de estresse serão notáveis, tais quais roídas nas grades da gaiola, removendo a tinta, ou um roedor extremamente arisco e que não se deixa ser tocado.

DESCONTOS RELACIONADOS

  • Cupom de desconto - Cupom de desconto Petz de 10% OFF em Todo o site
  • Cupom de desconto - Economize 10% OFF em rações ao aplicar cupom Petz
  • Cupom de desconto - Cupom de desconto Cobasi de 15% OFF em todo o site*
  • Cupom de desconto - Use o cupom e ganhe 10% OFF em Caminhas de Pet*
  • Cupom de desconto - Cupom de desconto Cobasi de 10% OFF em Tapetes Higiênicos*

Seu canal preferido de descontos também é um plugin!

- Instale o MeuCupom Alerta pela Chrome Store.

- Clique no ícone MeuCupom enquanto está em algum dos nossos sites parceiros e você verá todos os descontos disponíveis na loja.

- Gostou de algum desconto? Basta clicar na oferta ou copiar o código que será apresentado em tempo real, colar no seu carrinho de compras e o desconto já é seu!