x
Buscar
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Google+
Descubra as melhores taxas de financiamento para a compra do seu imóvel

Saber as melhores taxas de financiamento imobiliário pode ser interessante para quem deseja ter um imóvel próprio. Com um prazo de pagamento bem maior do que o empréstimo pessoal junto ao banco, quitar uma dívida relacionada a essa dívida de crédito tende a ser bem mais fácil e sem dor de cabeça. 

Entenda o funcionamento do financiamento imobiliário

Pegar um empréstimo junto a um banco para comprar um imóvel se encaixa em uma modalidade de crédito diferente da comum — ela é chamada de financiamento imobiliário. A diferença entre as duas tende a ser extensa. Provavelmente, os requisitos e o rigor imposto pelo banco para aprovar o crédito deverão ser maiores.

Isso acontece pois o financiamento de imóvel propicia uma oferta de crédito muito maior — chegando em até 80% do valor do imóvel pretendido, dependendo das condições. Ter um imóvel próprio ainda é o sonho de uma grande parcela dos cidadãos brasileiros, e, para isso, um das formas mais fáceis de adquiri-lo é por meio do financiamento.

O primeiro passo para concretizar uma compra nessa modalidade é, com certeza, escolher o imóvel que será financiado. Isso é essencial, pois é necessário utilizar o valor do apartamento/casa em uma eventual simulação de financiamento, a fim de adquirir informações completas sobre os custos do empréstimo.

Feita a simulação, é possível encontrar as melhores taxas de financiamento entre as empresas de crédito do mercado. Cada banco possui o seu próprio juros — portanto, pode ser uma ideia pesquisar em todo o mercado para encontrar as mais vantajosas para o seu bolso.

Com isso, será necessário levantar a documentação requisitada pela instituição financeira para que o contrato do empréstimo seja gerado e, consequentemente, assinado. Após resolvidas algumas burocracias internas da mesma, o crédito deverá ser liberado para que o cliente possa efetuar a compra do seu imóvel.

A importância de fazer uma simulação de financiamento

Como dito anteriormente, efetuando uma simulação com o valor da sua renda mensal, é possível ir atrás das melhores taxas de financiamento para comprar um imóvel. Cada instituição possui o seu próprio juros — inclusive, eles variam muito entre as instituições financeiras. Nesse sentido, fazer uma pesquisa de mercado pode ser vantajoso.

Além dos juros, a simulação nos apresenta o valor que deverá ser pago nas parcelas do financiamento — com o montante inicial e o final também, dependendo do sistema de amortização adotado no pagamento. Com isso, fica bem mais visível o nível de dificuldade para a quitação do empréstimo — tanto para o comprador do imóvel quanto para as instituições, que são os credores da aquisição.

Ademais, é na simulação em que o cliente saberá o valor total em que ele poderá pegar no financiamento. Esse fator, inclusive, está diretamente relacionado a sua renda mensal. Mesmo possuindo um longo prazo de pagamento da dívida, o banco não cederá um valor maior de crédito caso julgue que seu cliente não possui condições de pagá-lo.

Comparando as taxas de juros entre as linhas de crédito

Se tratando da compra de imóveis, o financiamento imobiliário possui as melhores taxas para o cliente. Sendo um caso “especial” de aquisição de empréstimo, os juros serão bem menores — visto que as instituições financeiras lucram com o longo prazo de pagamento do mesmo.

Para se ter uma ideia, normalmente, as taxas de financiamento imobiliário não chegam nem a 2% de juros ao mês. Segundo dados da ANEFAC (Agência Nacional de Executivos de Finanças Administração e Contabilidade), em fevereiro deste ano, a taxa do empréstimo pessoal junto aos bancos girava em torno dos 4,22% — ou seja, quase o dobro.

Os juros do cartão de crédito, então, podem até ser chamados de exorbitantes perto do financiamento de imóveis: 12,67% ao mês, totalizando 318,50% anuais. Já imaginou comprar um apartamento nessas taxas? Valeria mais a pena esperar até mesmo décadas para juntar o dinheiro e pagar a compra à vista.

Seu canal preferido de descontos também é um plugin!

- Instale o MeuCupom Alerta pela Chrome Store.

- Clique no ícone MeuCupom enquanto está em algum dos nossos sites parceiros e você verá todos os descontos disponíveis na loja.

- Gostou de algum desconto? Basta clicar na oferta ou copiar o código que será apresentado em tempo real, colar no seu carrinho de compras e o desconto já é seu!