x
Buscar
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Google+
A origem do violão

A história do violão ainda não foi completamente desvendada, apresentando ainda pequenas controvérsias, sendo assim muitos livros tratam do assunto apenas a partir do período da Renascença, onde os relatos e as provas são mais evidentes e as versões mais aceitas pelos historiadores. Presumisse que instrumentos parecidos ao que chamamos hoje de violão já existem desde o século IX, atribuindo a Espanha a responsabilidade pelo surgimento dos primeiros instrumentos mais próximos ao violão.

Os historiadores consideram duas hipóteses como origem deste instrumento, que são: A primeira considera a origem no Império Romano, baseado na Cítara Romana que levada a península ibérica sofreu alterações até se tornar o atual violão e a segunda vertente, que é também a mais aceita, diz que o instrumento teria surgido a partir do Alaúde Árabe que por volta do século XVIII teria recebido as principais alterações tornando-se bem próximo de como é hoje. Nessa época o instrumento era bem menor, possuindo apenas 4 cordas duplas com exceção da primeira.

A partir do período da Renascença temos evidências e rastros mais detalhados sobre a história do violão. Durante este período o instrumento apresentava cordas de tripa e um tamanho inferior a guitarra atual. A guitarra Renascentista teve apenas 4 cursos de cordas duplas: o primeiro era geralmente única e em pares nas outras três. Durante o Renascimento, a guitarra pode muito bem ter sido usado como acontece muitas vezes hoje, para fornecer um acompanhamento simples tocada por um cantor ou um pequeno grupo musical. No entanto, havia também diversas coleções de músicas significativas publicadas durante o século XVI.

No período Barroco o instrumento antepassado do moderno violão clássico e sucessor das guitarras Renascentistas, era menor do que um violão moderno, de construção mais leve, e teve cordas de tripa. Os trastes eram também geralmente feitos de tripa, e amarrados ao braço. Um instrumento típico teve cinco pares de cordas, embora o primeiro par era muitas vezes uma única corda, dando-lhe um total de nove ou dez cordas. O termo Violão Barroco ainda é utilizado para instrumentos modernos feitos no mesmo estilo. 

A conversão de todos os cursos para cordas simples e a adição de uma sexta corda mais grave causou o surgimento da guitarra romântica em torno de 1800, onde este é o ultimo estágio da evolução do violão antes de conhecermos o instrumento como é atualmente.

Atualmente temos uma diversidade do instrumento, sendo interessante pontuar dentre eles as a guitarra clássica, as Folk e as com ressonador. A guitarra Clássica, mais conhecida como o violão veio em sequência ao período barroco,sendo hoje o modelo mais vendido no mundo. As clássicas costumam ser usadas com cordas de nylon, ideal para os iniciantes, apresentando baixo custo, leveza e maciez, sendo utilizadas normalmente para tocar músicas clássica, MPB, samba e outros estilos musicais.

Os violões Folk, levemente acinturados com corpo maior que o das clássicas, são indicados para tocar os estilos como o Pop/Rock o Country e Blues. Neste modelo o instrumento possui uma caixa maior, sendo ideal para criar sons mais graves. O braço desse modelo é um pouco mais fino e nele são utilizadas cordas de aço.

O Violão Ressonador pode ser construindo integralmente em metal, foi desenvolvido em busca de aumentar o volume de um violão acústica padrão. O Ressonador é um cone de metal que fica por baixo das cordas e serve como uma espécie de alto falante. Existe mais de um modelo neste estilo de violão, eles podem ter o Braço quadrado ou de Braço redondo.

Atualmente existem diversos tipos de violão, alguns preferem os mais modernos outros os mais clássicos, uns gostam com enfeites e alguns querem os tradicionais. Por isso, separamos lojas com uma boa variedade e preços excelentes para que você encontre um perfeito para você:

 

Compre aqui Instrumentos Musicais com até 57% OFF na Ricardo Eletro

 

 

Compre aqui Violão a partir de R$ 162,00 no Ponto Frio

 

Clique aqui para mais descontos em TV e Áudio no MeuCupom.com

 

 *Os preços acima ou cupom de desconto foram vistos para o dia da matéria e podem mudar sem aviso prévio. 

DESCONTOS RELACIONADOS

  • Cupom de desconto - Ganhe até 10% OFF com cupom Extra em itens selecionados*
  • Cupom de desconto - Cupom Shopee de até 50% off em Fones de ouvido sem fio
  • Cupom de desconto - Cupom Extra de até 20% off em smart tv
  • Cupom de desconto - Garanta até 20% OFF em Caixa de som com o cupom Extra*
  • Cupom de desconto - Garanta até 60% off na compra de Fones de ouvido bluetooth

Seu canal preferido de descontos também é um plugin!

- Instale o MeuCupom Alerta pela Chrome Store.

- Clique no ícone MeuCupom enquanto está em algum dos nossos sites parceiros e você verá todos os descontos disponíveis na loja.

- Gostou de algum desconto? Basta clicar na oferta ou copiar o código que será apresentado em tempo real, colar no seu carrinho de compras e o desconto já é seu!