4 dicas para aproveitar ao máximo os cupons de desconto Magazine Luiza

João Carvalho

Guia Completo do Amazon Prime Day Brasil 2023: Cupons, Promoções e Ofertas

João Carvalho

Conto, novela e romance: qual a diferença?

Deborah Strougo

Como escolher o tipo exato de boné para o seu estilo?

Gabriel Prado

naruto uzumaki anime

Naruto Uzumaki: um sensei da vida

Foram necessários 700 episódios, mais os 10 filmes que surgiram nesse meio tempo, para Naruto mudar completamente a minha vida.

Pra quem não sabe, Naruto começou como um mangá de Masashi Kishimoto e acabou se tornando um dos animes mais populares do mundo.

Naruto Uzumaki é o personagem principal do enredo e, sua história – apesar de incrivelmente triste – nada mais é do que a constante perseguição pelos seus sonhos e realizações.

Órfão desde que nasceu, Naruto é o jinchūriki da Raposa de Nove Caudas (ou seja, o espírito dessa raposa imensa vive dentro dele como um mero inquilino, emprestando seu poderoso chakra* como uma forma de aluguel).

* Fonte de energia utilizada para técnicas ninjas.

Com isso, todos da Aldeia da Folha (onde se passa o desenho) desprezam Naruto mais do que qualquer coisa por medo de que a Nove Caudas se solte e destrua a aldeia – o que já havia acontecido uma vez na noite de seu nascimento.

Mesmo com todo o ódio em suas costas, totalmente sozinho e desamparado, Naruto não desiste de se tornar um grande ninja e um dia ser reconhecido o suficiente para virar o próximo Hokage*.

* líder da aldeia e responsável por todos os habitantes. É considerado o ninja mais forte.

Com muita luta e persistência, junto de seus companheiros de time Sasuke, Sakura e Kakashi Sensei*, Naruto começa sua jornada como um ninja e vai mostrando suas verdadeiras habilidades. Entre elas está a que mais que encanta: sua determinação. Afinal, esse é o jeito ninja dele de ser e seu lema é nunca desistir de nada nem ninguém.

* Sensei é uma palavra japonesa usada como um título honroso para tratar com respeito um professor ou um mestre.

Naruto é aquele herói de todos os momentos, que arrisca a vida sem pensar duas vezes para salvar seus amigos – ou até mesmo uma pessoa desconhecida.

O mais interessante do personagem é como ele pode ser inspirador. Ele nos ensina a nunca desistir, mesmo quando as coisas estão indo por água abaixo.

Naruto é a como a luz do final túnel e eu não consigo medir minhas palavras para agradecer a criação de um personagem que transformou minha forma de pensar e ver o mundo.

Quando pensamos na quantidade de sofrimento e luta que o protagonista precisou passar para alcançar seu objetivo, vemos que nada é impossível quando a vontade e o esforço são legítimos da alma.

O anime é uma mistura perfeitamente equilibrada entre ação, drama e comédia. A profundidade das falas e interações são capazes de deixar qualquer diretor hollywoodiano com inveja. Não podemos negar que, no geral, os desenhos de origem japonesa apresentam uma enorme maturidade e complexidade no âmbito humano.

No caso de Naruto, podemos perceber como os relacionamentos entre os personagens são labirínticos. Os encontros e desencontros são, no mínimo, emocionantes. As perdas então, nem se fala, é de rachar qualquer coração.

Um exemplo que gosto muito de avaliar é a amizade/rivalidade entre Naruto e Sasuke.

Sasuke Uchiha é um personagem incógnito, que nos surpreende do início ao fim em sua luta entre o desejo de vingança e sua vontade de criar raízes e uma nova família.

Sasuke e Naruto se tornaram rivais desde pequenos, quando Naruto cismava em competir com Sasuke por reconhecimento do rival e amigos de classe e, claro, o coração de Sakura Haruno, que por sua vez só tinha olhos para o pequeno Uchiha. E é assim que o famoso triângulo amoroso começa, pronto para formar os grandes grupos de shippers*.

*Shippar é torcer para um casal específico.

De alma fria e calculista, Sasuke sempre foi considerado um gênio, fazendo sucesso entre as garotas da academia ninja. Descendente do extinto clã Uchiha – conhecido especialmente pelo poder ocular do sharingan* -, o personagem tem um objetivo bem distante de Naruto.

* Poder ocular hereditário que permite preceder os ataques inimigos.

Enquanto nosso protagonista tem o desejo de proteger sua aldeia e todos que vivem nela, Sasuke consegue apenas focar em sua vingança contra seu irmão mais velho Itachi – responsável pela aniquilação de seu clã e família.

Essa busca constante e doentia por poder para completar sua missão acaba levando Sasuke para o “lado negro da força”. E apesar de se tornar um fugitivo procurado por diversos assassinatos e crimes, Naruto e Sakura continuam sua jornada a fim de trazer o amigo de volta para casa.

Sakura, por sua vez, é, na minha opinião, uma das personagens que mais amadurece com os passar das temporadas. Começando como uma garota sonhadora e indefesa, que apesar de se mostrar durona tem um coração facilmente quebrável, Sakura sempre depende de Naruto ou Sasuke para salvá-la.

Desde o início Sakura declara seu amor por Sasuke, que a esnoba sempre que possível. Afinal, ele não tinha tempo para pensar em romances sabendo que seu irmão estava solto por aí. Mesmo com o desprezo do Uchiha após tantos anos, Sakura nunca desiste de trazê-lo de volta para a Aldeia da Folha, sabendo que em algum momento o famoso Time Kakashi estaria reunido novamente.

Com o tempo, a personagem começa a perceber que sua existência tem sido um peso para seus companheiros de equipe e decide se tornar nada menos do que a pupila da atual Hokage Tsunade, uma lendária ninja médica com uma força monstruosa.

Engolindo seus sentimentos por Sasuke e determinada a ajudar Naruto em suas jornadas, Sakura se transforma em uma mulher mais sensata e incrivelmente forte, deixando de lado aquela personalidade infantil e chorona de sempre.

A evolução dessa personagem foi algo incrível de ser observado. Nos mostrando que nem tudo é como desejamos, mas que sentar e chorar nunca resolverá nada. Às vezes só precisamos encontrar a força dentro de nós e lutar pelos nossos sonhos.

Outro ponto que admiro muito em Naruto é que as relações de amizade demonstradas no desenho são imensamente mais profundas que os relacionamentos amorosos de outros animes.

O desenho mostra que o companheirismo é necessário para a formação de uma boa equipe e nos faz refletir sobre a importância de termos pessoas confiáveis ao nosso lado. Ter um amor é muito bom, mas ter amigos é realmente essencial.

Quando se trata desse anime, as palavras continuam vindo como um tsunami. Por isso, paro por aqui – especialmente para evitar spoilers – com a esperança de que você tenha acabado esse texto pelo menos com uma pequena de vontade de deixar-se surpreender com Naruto, Sasuke, Sakura e todos os personagens que tanto amo e admiro. 🙂