x
Buscar
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Google+
Natal pelo Mundo: Como outros países comemoram o natal?

Tradicionalmente uma data de comemoração cristã, o Natal é amplamente comemorado ao redor do mundo, inclusive por não-cristãos. É uma data de festa em família, marcada pelo Papai Noel, pelas árvores enfeitadas...mas cada lugar comemora a data com a sua peculiaridade, seguindo os costumes de sua cultura.

Conheça os costumes de Natal mais originais em diferentes países:

França - Joyeux Noel!

Os franceses têm uma tradição natalina diferente, mas bastante oportuna. No dia 25 de dezembro, aproveitando o espírito natalino, muita gente pratica a chamada “reconciliação do Natal”: a pessoa vai até a casa de um desafeto para fazer as pazes e brindar a reconciliação com um vinho. Há também a tradição de se deixar queimar uma tora de madeira da noite de Natal até a virada, com o objetivo de garantir uma boa colheita no ano seguinte.

Holanda - Vrolijk Kerstfeest!

Na Holanda rola uma tradição polêmica: a festa do Zwarte Piet (“Pedro Preto”, em português). Ele seria o ajudante negro do Papai Noel, sendo representado por pessoas com a cara pintada de preto, lábios de vermelho e peruca black power, que desfilam pelas ruas no dia 5 de dezembro. O costume é acusado de ter caráter essencialmente racista.

Suécia - God Jul!

Na noite de Natal, a filha mais velha da família se veste de branco com uma grinalda de folhas verdes com sete velas acesas na cabeça, e serve café com bolinhos para todas as pessoas de sua família. Outra característica é a extensão das festividades; elas só terminam em 13 de janeiro, quando a árvore de Natal (armada de maneira totalmente simétrica, herança dos vikings que diziam ser o Universo organizado como um enorme pinheiro) é desmontada em meio a danças típicas.

Japão - Merii Kurisumasu!

Como a maioria da população não é cristã, no Japão não é feriado no Natal, embora a data seja comemorada por lá atualmente. Depois de um dia normal de trabalho, a tradição das famílias japonesas é jantar baldes de frango frito – daqueles famosos mesmo - e, como sobremesa, um bolo de morango com creme chantili chamado de "Christmas Cake" (ou bolo de Natal). Nas escolas há uma troca de presentes, mas não como no nosso amigo secreto: lá, os presentes vão rodando de mão em mão enquanto uma música é tocada. Quando a canção para, o presente que estiver na sua mão é seu.

Índia - Shub Naya Baras!

Os indianos celebram os anos de Jesus fazendo decorações originais nas suas casas. A árvore de natal não é o pinheiro, mas plantas nativas do país: árvores de manga e bananeiras são enfeitadas, e as casas são decoradas com folhas de mangueira. Lâmpadas de argila acesas com óleo também são usadas na decoração natalina.

Itália - Buon Natale!

Na terra da pizza o Papai Noel tem uma rival de peso: É a Befana, uma senhora com cara de bruxa que visita as casas no dia 5 de janeiro, deixando doces, roupas ou brinquedos para as boas crianças e carvão ou alho para quem não se comportou. Sua generosidade seria fruto de arrependimento; segundo a lenda, ela teria negado abrigo e comida aos Reis Magos e agora tentaria reparar o mal que fez.

Áustria - Fröhliche Weihnachten!

Se normalmente o Natal é representado pela figura de um velhinho simpático, na Áustria o buraco é diferente. Existe uma tradição, de origem alemã, que apavora a criançada daquele lugar. É a figura do Krampus, uma besta que tem um comportamento exatamente oposto ao do Papai Noel e, ao invés, de presentear aqueles que se comportaram bem, ele sai batendo nas casas com uma vara a fim de pegar as crianças que aprontaram durante o ano.

Estônia - Häid jõule!

Por lá é normal que as famílias se reúnam em saunas para tomar vodka e jogar conversa fora. Dizem que duendes abrigam o lugar e protegem a todos os parentes, mas, após o pôr do sol, o lugar seria para os espíritos dos antepassados mortos.


A diversidade entre os países é incrível!

E você, conhece o natal de alguma cultura diferente? :)





DESCONTOS RELACIONADOS

Seu canal preferido de descontos também é um plugin!

- Instale o MeuCupom Alerta pela Chrome Store.

- Clique no ícone MeuCupom enquanto está em algum dos nossos sites parceiros e você verá todos os descontos disponíveis na loja.

- Gostou de algum desconto? Basta clicar na oferta ou copiar o código que será apresentado em tempo real, colar no seu carrinho de compras e o desconto já é seu!