x
Buscar
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Google+
Paralisia do Sono: um tipo comum de pesadelo

Imagina acordar, ver vultos e figuras estranhas e não conseguir se mover ou falar? Parece assustador, não? Mas isso é mais comum do que parece.

A paralisia do sono pode afetar metade da população pelo menos uma vez ao longo da vida. É um transtorno que normalmente ocorre logo após acordar ou, então, no momento em que se está adormecendo, impedindo o corpo de se movimentar apesar da mente estar acordada e consciente. Além disso, muitas pessoas ainda têm alucinações nesse momento, causando ainda mais angústia e nervosismo.

Por conta dessas alucinações, antigamente acreditava-se que a paralisia do sono estava ligada à alguma bruxaria ou abdução. Por isso entende-la e desmitificá-la é importante, pois assim, é possível manter a calma.


Por que a paralisia do sono ocorre?

Basicamente, o cérebro reage como se ainda estivesse dormindo, misturando a realidade com sonhos. Isso acontece porque, durante o sono, o cérebro relaxa os músculos do corpo e os mantém imóveis para que se possa conservar energia e evitar movimentos bruscos durante os sonhos. Porém, quando acontece uma falha de comunicação entre o cérebro e o corpo durante o sono, o cérebro pode demorar para devolver o movimento ao corpo, gerando um episódio de paralisia do sono.

Embora a paralisia do sono possa acontecer em qualquer idade e independente do sexo, é mais frequente em jovens adultos com idade entre os 20 e os 30 anos, frequentemente estando relacionada a hábitos de sono ruins e excesso de estresse.


Como parar e evitar a paralisia do sono?

Felizmente, ela dura pouco tempo, cerca de 2 minutos. E é possível sair dela mais rapidamente ainda, caso alguém toque na pessoa que esteja nesse estado ou se a pessoa conseguir pensar de forma lógica no momento e, então, focar suas energias para sair desse estado.

Por ser relatada mais frequentemente em pessoas com maus hábitos de sono, a dica para evitar a paralisia do sono é melhorar a qualidade do sono, dormindo entre 6 a 8 horas por noite, ter horários regulares e evitar bebidas estimulantes como café e refrigerantes à noite.


Como tratar a paralisia do sono?

Na maior parte dos casos, a paralisia do sono ocorre apenas uma ou duas vezes durante a vida e não é motivo para se preocupar em procurar um tratamento. Contudo, caso ela ocorra com uma frequência muito maior, como mais de 1 vez por mês, é aconselhável procurar um neurologista ou um médico especialista em distúrbios do sono, pois essa frequência pode estar relacionada a outros problemas, como narcolepsia.

E você, já passou por algum distúrbio de sono?


DESCONTOS RELACIONADOS

  • Cupom de desconto - Cupom Drogasil de até 50% OFF em Medicamentos Genéricos
  • Cupom de desconto - Leve 4 Pague 3 na compra de Lentes de Contato na GrandVision
  • Cupom de desconto - Economize Até 80% OFF na compra de Medicamentos na Drogasil
  • Cupom de desconto - Pague até 80% a menos em medicamentos genéricos
  • Cupom de desconto - Ganhe 20% OFF com cupom Carrefour em Produtos da Lista

Seu canal preferido de descontos também é um plugin!

- Instale o MeuCupom Alerta pela Chrome Store.

- Clique no ícone MeuCupom enquanto está em algum dos nossos sites parceiros e você verá todos os descontos disponíveis na loja.

- Gostou de algum desconto? Basta clicar na oferta ou copiar o código que será apresentado em tempo real, colar no seu carrinho de compras e o desconto já é seu!