x
Buscar
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Google+
​Pilsen, Ale, Stout, Bock, Lager: qual é a diferença?

Com a grande variedade de cervejas vendidas atualmente, cada vez mais o público cervejeiro tem experimentado novos sabores, fugindo do tradicional.

Para você “tirar onda” em uma roda de amigos, ou pelo menos não passar vergonha com o garçom, aí vão algumas dicas sobre os diferentes tipos de cerveja e os seus melhores acompanhamentos.

Desta vez vamos falar dos tipos de cervejas que são comuns nos cardápios de qualquer restaurante:

Pilsen - Oriunda da cidade de Pils, localizada na atual República Tcheca, a cerveja Pilsen (ou Pilsener) é a mais conhecida e consumida no mundo (no Brasil, sua participação chega a 98% do total comercializado). Foi criada em 1842 e tem coloração clara, tonalidade dourada brilhante, sabor delicado e teor alcoólico médio (entre 3% e 5%).

A Pilsen vai bem tanto com comidas leves como saladas e frutos do mar. Por afinidade ela combina com receitas apimentadas.

Ale - De sabor adocicado, encorpado e frutado, a cerveja tipo Ale é produzida a partir de cevada maltada e levedura de fermentação alta. Esse processo, mais antigo, fez com que as Ale fossem as únicas cervejas disponíveis até meados do século 19, época em que surgiu a cerveja de baixa fermentação. 
São Ale as cervejas tipo: 
Stout, American Strong Ale, India Pale Ale e Irish Red Ale, entre muitas outras.

A variação de acompanhamentos variam muito para esse tipo de cerveja, mas como dica vamos pensar em um bom queijo, a regra é a seguinte:

1. Cervejas delicadas e leves com queijos frescos e suaves.

2. Cervejas maltadas com queijos maturados e com notas amendoadas.

3. Cervejas mais lupuladas, portanto mais amargas, com queijos mais salgados, acres, azedos.

4. Cervejas fortes e com maior residual de açúcar com queijos azuis.

Lager - As cervejas tipo Lager têm graduação alcoólica entre 4% e 5%.  Lager era o termo usado para descrever cervejas de baixa fermentação.

Existem muitos estilos de Lager, mas a maioria é clara, com sabor moderadamente amargo.  São Lager: Pilsener, Munchener, Vienna, Dortmund, Einbeck, Bock, Export e Munich.

São excelentes para refrescar e para acompanhar pratos em que o objetivo seja não trazer grandes alterações ao paladar devido aos efeitos da cerveja. Como tal, podem acompanhar receitas com carne, peixe, marisco, etc.

Bock - Cerveja de baixa fermentação e alto teor alcoólico, que varia de 6% a 14%. Originária da cidade de Einbeck, na Alemanha, tem sabor forte e encorpado e sua cor é escura e avermelhada

Experimente-as com umas salsichas com mostarda, goulash, caril de galinha ou pratos de caça. As Bock mais doces e as Doppelbock são ainda magníficas para acompanhar algumas sobremesas.

Stout - De fermentação geralmente alta, com teor alcoólico entre 8% e 12%, a cerveja tipo Stout é escura e opaca, elaborada com maltes especiais. Originária da Irlanda, seu sabor lembra chocolate, café e malte torrado, mesclando o amargo do lúpulo ao adocicado do malte.

São excelentes para acompanhar marisco cozinhado, ostras e guisados de carne. Experimente-as também com queijos de carácter forte e salgados, como um bom cheddar ou um blue ou ainda com sobremesas à base de chocolate. Na Inglaterra, é comum fazerem panquecas com stout, substituindo parte da água utilizada na sua confecção por cerveja.

Continue acompanhando as novidades sobre esse variado mundo das cervejas. Vamos transformar você em um mestre cervejeiro, ou pelo menos em alguém que possa impressionar o parceiro e amigos quando o assunto for “gastronomia cervejeira”. Veja nossas dicas:

Clique aqui para ganhar 5% OFF em todo o site do Empório da Cerveja

Clique aqui para comprar 3 cervejas especiais pelo valor de 2 na Cerveja Store

Compre aqui Copos de Cerveja com até 50% OFF no Extra

Compre aqui Cervejeira Consul Skol no Walmart

Compre aqui Chopeiras com até 40% OFF no Ponto Frio


Escrito por: Victor Soares


Clique aqui para mais descontos em Alimentação e Bebidas no MeuCupom.com

*Os descontos acima ou cupom de desconto foram vistos para o dia da matéria e podem mudar sem aviso prévio. 

Seu canal preferido de descontos também é um plugin!

- Instale o MeuCupom Alerta pela Chrome Store.

- Clique no ícone MeuCupom enquanto está em algum dos nossos sites parceiros e você verá todos os descontos disponíveis na loja.

- Gostou de algum desconto? Basta clicar na oferta ou copiar o código que será apresentado em tempo real, colar no seu carrinho de compras e o desconto já é seu!