x
Buscar
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Google+
Top 20 riffs do Rock'n'roll

Talvez o principal motivo do rock perdurar até hoje seja por causa de sua simplicidade. Sua capacidade de sintetizar o estado de espírito em apenas alguns acordes é extraordinário. Além disso, o riff de uma canção tem o fascinante poder de nos trazer lembranças e relembrar momentos marcantes de nossas vidas.

Eu considero esta uma excelente lista e sei que ela não irá agradar a todos os leitores, no entanto espero que alguns desses riffs lhes tragam boas lembranças e alegrem por um breve tempo o dia de vocês. ‘N joy it!

20° - SCAR TISSUE – RED HOT CHILI PEPPERS

No final dos anos 90, a banda Red Hot Chili Peppers lançou o álbum Californication que fez um grande sucesso e sua primeira faixa que tomou o mundo foi Scar Tissue. O início da canção já é o suficiente para explodir de alegria os seus fãs de todo o mundo, vejam abaixo.

19° - MY GENERATION – THE WHO

Este riff poderoso embalou o hit My Generation do álbum de estreia da banda The Who. A canção retrata muito bem a geração dos anos 60 e que influenciou bandas de sucesso como o Oasis, veja abaixo a apresentação deste hit no lendário festival de Woodstock em 1969.

18° - SEVEN NATION ARMY – THE WHITE STRIPES

Será que a dupla White imaginava que este hit iria tomar os estádios e as torcidas de todo o mundo? Acredito que sim, a potência do riff é contagiante e não é à toa que os torcedores levaram para as arquibancadas.

17° - MONEY FOR NOTHING – DIRE STRAITS

Um dos maiores sucessos da banda britânica Dire Straits e dos anos 80. A introdução inconfundível e o extraordinário riff levaram ao topo por 3 semanas na Billboard americana em 1985. Seu clipe foi um dos primeiros a utilizar computação gráfica, confiram.

16° - BOULEVARD OF BROKEN DREAMS – GREEN DAY

A banda californiana de punk rock Green Day lançou este single em 2005 e rapidamente apareceu nas paradas de sucesso do mundo todo. Um riff suave que introduz essa canção e sua poderosa letra. Confiram abaixo.

15° - STAIRWAY TO HEAVEN – LED ZEPPELIN

Esse riff já dá o tom canônico deste hit. Uma música que toca o espírito e acalma a alma, nesta canção a banda Led Zeppelin definitivamente eternizou um hit que emociona até hoje os fãs da banda. Confiram abaixo.

14° - FEAR OF THE DARK – IRON MAIDEN

É impossível não se contagiar com a força de Fear of the dark da banda britânica Iron Maiden. A maior banda de heavy metal do planeta e que move milhões de fãs por todo o globo terrestre possui vários sucessos, mas esta canção é especial pela espera inicial de seus fãs e que, como um coral, embalam o seu riff até a explosão do metal pesado. Vejam se não é verdade no vídeo abaixo.

13° - DAY TRIPPER – THE BEATLES

É muito difícil escolher uma canção dos The Beatles, me desculpe os beatlemaníacos, mas escolhi esta. A força do riff desta música é empolgante e me lembra muito o rock’n’roll dos anos 60. Não causa nenhuma surpresa, o fanatismo por trás desta grande banda. Acompanhem abaixo com o Paul McCartney.



12° - SMOKE ON THE WATER – DEEP PURPLE

Opaaaaa! Este riff profundo e pesado dá o tom do que é o Deep Purple para a história do rock e mais uma vez o rock britânico nos presenteia com uma banda da pesada. E este sucesso dos anos 70 está incluída entre as 500 melhores canções de todos os tempos. Confira abaixo uma apresentação desse hit do Deep Purple.

11° - JEREMY – PEARL JAM

Uma das bandas mais influentes da atualidade, Pearl Jam tem como patrimônio as letras de suas canções e com Jeremy não é seria diferente. A presença da voz de Eddie Vedder e de uma letra impactante é complementado por um riff que transmite claramente a mensagem da canção. É difícil não se emocionar com esta canção não é mesmo? Assistam abaixo.


10° - MONEY – PINK FLOYD

O álbum The Dark Side of the Moon é inegavelmente uma relíquia do progressive rock e a faixa Money é uma das principais canções deste clássico álbum. Roger Waters, David Gilmour e cia. são verdadeiros deuses para seus fãs. É difícil encontrar aqueles que não gostam de Money e de outras faixas, seu riff dá o tom ganancioso da letra e o solo é simplesmente antológico. Confiram no vídeo abaixo.


9° - JAILHOUSE ROCK – ELVIS PRESLEY

É claro que não poderia faltar ele, o rei do rock, o eterno Elvis Presley e que para muitos de seus fãs ele não morreu. Não é difícil de acreditar que até os dias atuais essa lenda do rock’n’roll continua a ser um dos artistas que mais vendem álbuns. Apesar de todos os sucessos, escolhi uma das minhas canções preferidas e com um riff bem alegre e pulsante. Revejam o rei em toda sua glória e todo seu gingado no vídeo abaixo. Elvis vive!!!

8° - NOTHING ELSE MATTERS – METALLICA

Peço desculpas de antemão mas para mim o Metallica atualmente pode ser considerada uma das melhores bandas da atualidade para não dizer a melhor do momento. O metal pesado com introduções suaves é o que mais me impressiona na banda californiana e Nothing Else Matters retrata bem essa característica assistam abaixo.

7° - WE WILL ROCK YOU – QUEEN

Eu não poderia esquecer do Queen, essa banda que para mim tinha o maior vocalista de todos os tempos, Freddie Mercury . Sua voz destoante e sua presença de palco elevaram esta banda para um patamar mundial. Pode deixar que não esqueci de seus incríveis hits de sucesso. Apenas escolhi um, We will rock you, um riff contagiante que junto de fãs ensandecidos permite uma coreografia que arrepia e nos faz muito querer ter estado num show do Queen. Me digam se eu estou enganado, confira o vídeo abaixo.



6° - SUNDAY BLOODY SUNDAY – U2

O U2 É uma banda engajada politicamente e nesta canção a banda uniu a letra, que retrata um episódio trágico ocorrido na Irlanda do Norte, e acordes que incorporam o sentimento da letra. A canção se encaixa perfeitamente com o perfil da banda. Aumentem o volume e ouçam este clássico.



5° - SMELLS LIKE TEEN SPIRIT – NIRVANA

E não poderia faltar o grunge do Nirvana não é mesmo? O álbum Nevermind que até ecoa até hoje no imaginário dos fãs desta banda e Smells like teen spirit foi o primeiro single deste icônico álbum. Relembre essa música numa incrível apresentação da banda em 1991.


4° - JHONNY B. GOODE – CHUCK BERRY

É só ouvir Jhonny B. Goode que me lembro do filme Back to the Future e vocês? Primeiro fui fã da trilogia e depois da lenda Chuck Berry. É engraçado lembrar que somente anos depois fui entender a piada do filme sobre esta canção. Não é à toa que ao ouvir seus primeiros acordes me lembro de Marty McFly tocando este clássico no baile onde seus pais se apaixonam. Relembrem com o vídeo abaixo.



3° - HIGHWAY TO HELL – AC/DC

Sem dúvida uma das maiores bandas de rock de todos os tempos, AC/DC e uma das minhas canções preferidas. A energia de seu riff é a que torna tão empolgante. Além disso temos o prazer de assistir o clássico duckwalk de Angus Young não é mesmo? Sintam abaixo a loucura dos fãs do AC/DC.

2° - SWEET CHILD ‘O MINE – GUNS ‘N ROSES

Outra grande banda de renome mundial e com tantos sucessos, mas infelizmente me cabe a árdua missão de escolher somente uma, então escolhi aquela com um riff inesquecível, a eterna Sweet child ‘O mine. Curta abaixo mais essa grande apresentação do “Guns” e com Slash, é claro!

1° - SATISFACTION – THE ROLLING STONES

Sem dúvida o riff mais inconfundível de todos os tempos. Este riff se eternizou entre os fãs do rock’n’roll e basta apenas Keith Richards começar a tocar os primeiros acordes com sua guitarra e todos já reconhecem esse grande hit do rock. É impossível assistir o vídeo abaixo somente uma vez e não repetir! Você pode tentar, mas será que vai te satisfazer?

Tenho a certeza de que não agradei a todos mas confiram este vídeo abaixo e vejam se seu riff preferido aparece. Valeuuuu!!!



Escrito por: Matheus Nunes












Seu canal preferido de descontos também é um plugin!

- Instale o MeuCupom Alerta pela Chrome Store.

- Clique no ícone MeuCupom enquanto está em algum dos nossos sites parceiros e você verá todos os descontos disponíveis na loja.

- Gostou de algum desconto? Basta clicar na oferta ou copiar o código que será apresentado em tempo real, colar no seu carrinho de compras e o desconto já é seu!