x
Buscar
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Google+
Como incentivar seu cachorro a beber mais água

Todos os dias, principalmente no verão, nossos amiguinhos precisam ingerir bastante água para se manterem hidratados, saudáveis e com os rins funcionando plenamente.

Normalmente, um cachorro grande, que pratica intensas atividades físicas diariamente, tende a beber mais líquido em relação a um de pequeno porte. Isso acontece pelo fato do primeiro gastar mais energia e queimar calorias se comparado ao segundo.

Contudo, nada justifica um pet que não possui o hábito de se exercitar constantemente fazer manha diante de um bebedouro, pois a falta de líquido no organismo pode levá-lo a ter desidratação e sérios problemas renais ao longo da vida.

Por essa razão, preparamos algumas dicas a respeito de como incentivar seu companheiro a ingerir bastante água e se manter saudável. Confira!

Mantenha água fresca no bebedouro

Quem pensa que um cachorro não percebe quando uma água está limpinha antes de colocar a língua no bebedouro, está muito enganado!

Assim como nós, eles costumam checar a qualidade do líquido a ser ingerido e, por essa razão, é muito importante trocar a água ao menos três vezes ao dia, principalmente em dias quentes quando ela tende a ficar esquentar rapidamente.

Uma dica complementar a essa diz respeito a limpeza dos recipientes, que precisa ser feita duas ou três vezes na semana com água e sabão, eliminando qualquer fungo ou bactéria instalado nele. Mas lembre-se: durante o processo, enxague-o bem e elimine todos os resíduos de espuma.

Gelo na água: diversão garantida

Essa dica é válida principalmente quando a temperatura está acima dos 30ºC e seu amiguinho está com a linguinha de fora tentando obter sombra e água fresca.

Isso mesmo! Água fresca! Para fazer esse precioso líquido fcar ainda mais refrescante, que tal instalar umas pedrinhas de gelo no bebedouro? Com isso, o pet irá passar horas tentando pegar os bloquinhos gelados dentro do pote e, ao mesmo tempo, ingerir a quantidade ideal de água e se manter hidratado.

Mas atenção! Fique atento e não deixe o cão colocar o gelo na bola, pois ele pode engoli-lo facilmente e causar sérios problemas.

Coloque um bebedouro em cada cômodo da casa

Cachorros de pequeno porte que não costumam praticar muitos exercícios acabam ficando mais preguiçosos na hora de fazer qualquer tarefa do dia-a-dia, mesmo sendo para seu próprio benefício.

Por isso, caso seu amigão fica enrolando para sair da caminha e andar até um bebedouro instalado em um cômodo distante, a solução perfeita é colocar potes com água em todos os cantos da casa.

Entretanto, ao beber água o ideal é ele se exercitar para dispensar o excesso desse líquido presente nos rins, evitando que os mesmos não comecem a ficar inchados.

Faça um agrado a ele toda vez em que beber água

Assim como no adestramento, é muito importante os tutores oferecem uma recompensa para o cãozinho toda vez que eles vão até o bebedouro.

Dando-lhe um biscoito, por exemplo, só irá incentivá-lo a visitar os recipientes com água com mais frequência, pois ele saberá que está fazendo a coisa certa e obedecendo seus comandos.

Ofereça ração úmida nas refeições

Quando um animal ingere uma porção de ração úmida durante as refeições, ele tende a ingerir cinco vezes mais água se comparado aos momentos em que só come alimentos secos.

Geralmente, essas comidas úmidas são comercializadas em latinhas e sachês de diversos sabores de dar água na boca. Então, isso não será problema para o paladar do seu bichinho, certo?

Deixe o cachorro urinar quanto for preciso

Assim como nós humanos, os cães tendem a ingerir mais água quando urinam com frequência, pois seu organismo fica com a sensação de estar vazio, obrigando o peludo a ir até um bebedouro para se recompor.

Entretanto, caso seu amiguinho não possui ainda o hábito de ingerir a quantidade ideal de água, sua urina pode apresentar uma coloração um pouco mais escura. Quando isso acontecer, consulte imediatamente um veterinário e averigue se seus rins estão funcionando corretamente.

DESCONTOS RELACIONADOS

  • Cupom de desconto - Cupom de desconto Petz de 10% OFF em Todo o site
  • Cupom de desconto - Economize 10% OFF em rações ao aplicar cupom Petz
  • Cupom de desconto - Cupom de desconto Cobasi de 15% OFF em todo o site*
  • Cupom de desconto - Cupom de desconto Cobasi de 10% OFF em Tapetes Higiênicos*
  • Cupom de desconto - Cupom 10% de desconto em Comedouros e bebedouros*

Seu canal preferido de descontos também é um plugin!

- Instale o MeuCupom Alerta pela Chrome Store.

- Clique no ícone MeuCupom enquanto está em algum dos nossos sites parceiros e você verá todos os descontos disponíveis na loja.

- Gostou de algum desconto? Basta clicar na oferta ou copiar o código que será apresentado em tempo real, colar no seu carrinho de compras e o desconto já é seu!