x
Buscar
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Google+
Conheça as principais vacinas para cachorros

Ter um animal de estimação é um grande prazer, mas também uma grande responsabilidade. Desde os cuidados com educação, limpeza, alimentação até a não menos importante: vacinação! 

 

Com a saúde e a vida de um ser em suas mãos, prevenir é o mínimo que podemos fazer, e para isso a medicina veterinária criou algumas vacinas para cachorrosque ajudam a melhorar a qualidade de vida dos peludinhos, assim como, a prolongar o tempo que eles podem passar conosco.

 

Curioso para saber quais as principais vacinas para cachorros assim como os efeitos que elas podem causar nos seus pets? Pois bem, fique conosco e saiba mais.

Principais itens do calendário de vacinação canino

Polivalentes – Múltiplas

Podendo ser a V8, V10 ou mesmo a V11, ou V12. A V8 protege contra Cinomose, Hepatite Infecciosa Canina, Adenovirose, Coronavirose, Parainfluenza Canina, Parvovirose e Lepstopirose. A diferença dela frente a V10 e a V11 é que essas últimas protegem contra alguns tipos de lepstopirose que ainda não foram documentadas no Brasil. 

Anti-rábica

Como o próprio nome aduz, essa vacina protege contra a temida Raiva, além de ser uma vacina obrigatória em qualquer esquema de vacinação (Essa vacina, assim como a anterior, devem ser feitas todos os anos). Alguns sintomas depois da aplicação dessa vacina o cão pode ficar um pouco sonolento, e isso é normal, ok?

 

Leishmaniose

Mais conhecida pelo nome de Calazar, é uma doença que não tem cura e que indubitavelmente gera fatalidade, ou redução extrema da qualidade de vida. A vacinação para imunização é imensamente recomendada, muito pelo fato de que essa é uma doença que pode facilmente ser transmitida do animal para seres humanos e para outros pets também.

 

Além dessas, ainda existe a vacina contra a Giárdia, o que não necessariamente impede que o cão contraia a doença, mas abrandará os efeitos da mesma no corpo do pequeno. Essa vacina costuma ser feita pelos profissionais em 2 doses, contando com 15 dias de intervalo entre elas.

Quais os efeitos nos filhotes?

A maior parte dessas vacinas costuma ser ministrada enquanto o cachorro ainda é um filhote, e isso consequentemente pode gerar alguns efeitos colaterais no organismo dele, tais quais:

 

Febre;

Alguns edemas na região onde a injeção foi aplicada;

Inchaço razoável;

Desânimoe cansaço repentino;

Vômitos ou tentativas de vômitos.

 

No dia da vacinação é recomendado que os cães estejam de coleira ou guia, a fim de serem controlados no momento da aplicação, e caso haja suspeita de algum tipo de doença corrente ou diminuição da imunidade, a vacina é fortemente desencorajada, pelo fato de poder enfraquecer o sistema imunológico num primeiro momento e causar danos à saúde do pequeno.

 

Em caso de inchaço severo que pareça estar obstruindo a respiração de seu cão, pode ser necessário levá-lo ao veterinário, já que isso pode ser sinal de uma reação alérgica e consequentemente pode gerar um fechamento do canal respiratório. 

 

Os efeitos num geral devem passar nas primeiras 24 a 36 horas, do contrário, assim como o caso do inchaço severo, recomenda-se uma consulta com o seu veterinário de confiança!

Procure sempre um profissional

Confie a saúde de seu bichinho apenas às mãos de um profissional capacitado. Os valores podem sim ser um pouco mais superiores, mas a segurança de ter a dosagem certa e todos os cuidados necessários para a recuperação do pequeno, com certeza, fazem valer o investimento.

 

Com isso em mente e todas as principais vacinas aplicadas, o seu animal só precisará se vacinar novamente 1 vez a cada ano com a V8 ou V10, assim como a Gripe Canina, Giárdia e Anti-rábica. Lembre sempre de atualizar o calendário de imunizações para estar sempre em dia com as vacinações.

 

Caso você ainda não tenha dado a vacina contra Raiva, saiba que algumas prefeituras do Brasil fornecem essas vacinas para cachorros completamente de graça em alguns postos, pesquise mais no site da prefeitura de sua cidade.

 

DESCONTOS RELACIONADOS

  • Cupom de desconto - Código promocional de 10% OFF em Rações para cães*
  • Cupom de desconto - Economize 10% OFF em rações ao aplicar cupom Petz
  • Cupom de desconto - Cupom de desconto Petz de 10% OFF em Todo o site
  • Cupom de desconto - Código promocional de 10% OFF em medicamentos*
  • Cupom de desconto - Use o cupom e ganhe 10% OFF em Caminhas de Pet*

Seu canal preferido de descontos também é um plugin!

- Instale o MeuCupom Alerta pela Chrome Store.

- Clique no ícone MeuCupom enquanto está em algum dos nossos sites parceiros e você verá todos os descontos disponíveis na loja.

- Gostou de algum desconto? Basta clicar na oferta ou copiar o código que será apresentado em tempo real, colar no seu carrinho de compras e o desconto já é seu!