x
Buscar
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Google+
Dicas para vencer o medo de investir

É inegável que uma maneira excelente de multiplicar seus recursos é por meio dos investimentos. Conquistar a independência financeira é um sonho para a maior parte das pessoas, mas entrar nesse mercado ainda é algo que causa bastante medo, seja pela falta de orientação ou conhecimento, seja pelo recurso limitado.

Para se tornar um investidor, no entanto, é preciso apenas estar disposto a se aprofundar no setor e absorver bastante informações. Além disso, é essencial ter maturidade para encarar algumas perdas e dificuldades que possam — e inevitavelmente vão — surgir pelo caminho.

 

Ainda assim, para quem se dedica bastante e possui foco, os retornos são certos e os ganhos, muito maiores do que o prejuízo. Caso esteja disposto a mergulhar de cabeça no mercado financeiro, confira aqui tudo o que é necessário para superar de vez o medo de fazer investimento e saiba como e onde investirpara garantir seu sucesso financeiro!

Conhecimento é a chave

Independentemente do mercado de investimentos, só é possível se prejudicar com os riscos quando não se sabe onde investir e com isso investi mesmo sem conhecimento e pesquisa. Aliás, este é, quem sabe, um dos maiores erros de quem está iniciando como investidor: prefere investir por meio de bancos e gerentes, não apenas pouco preparados, mas, principalmente, que trabalham sob comissão e, por isso, possuem foco apenas em vendas e contratos — não necessariamente com foco no que é melhor para seu perfil e objetivo.

Por essa razão, em vez de confiar em profissionais que dependem de instituições financeiras, com bastante parcialidade, o melhor é dedicar-se para entender melhor sobre o mercado, saber quais investimentos melhor atendem às necessidades e expectativas, conhecer sobre o assunto, e até procurar pessoas mais experientes.

Não hesite em começar aos poucos

Algumas áreas do mercado, como a bolsa de valores, Tesouro Direto e até fundos de investimentos, permitem começar a investir com pouco capital. Ou seja, caso esteja com medo de aplicar uma grande quantia de dinheiro, vale a pena experimentar aplicações menores, com investimento mínimo baixo.

 

Com isso, é possível aproveitar para testar as estratégias que você pretende seguir e, conforme aparecerem os lucros, é possível reinvestir o dinheiro e ganhar mais confiança para aumentar o valor de suas operações.

Planejamento é a base para bons investimentos

Para evitar imprevistos e, com isso, conseguir um controle real de seus recursos, é muito importante fazer o planejamento financeiro. Isso envolve ter o controle de todas as despesas pessoais, além do quanto é possível investir por mês sem comprometer demais a renda.

Desse modo, é garantida a tranquilidade de preservar capital necessário a fim de manter o padrão de vida e, mais importante, de reservar uma porcentagem de recursos para multiplicar o seu dinheiro.

Converse com quem entende do assunto

Ainda assim, com todas essas dicas acima, ainda continue com medo de investir, uma dica valiosa é procurar outros investidores mais experientes ou pessoas que tiveram sucesso no mercados de aplicações. Ao ouvir e compartilhar experiências, é possível sentir-se mais seguro até para não cometer os mesmos deslizes e erros, além de saber onde é preciso colocar mais esforços.

Vale a pena também participar de grupos formados por pessoas da mesma área de atuação, para que possa trocar experiências e aumentar ainda mais o aprendizado e a prática de investimentos.

Mais importante: acredite em você!

Ainda que pareça autoajuda, a autoconfiança é realmente essencial para quem deseja entrar no mundo dos investimentos, seja para sucesso pessoal ou mesmo profissional. Pense: se nem você acreditar no seu potencial, o processo de aprendizagem, a troca de experiências e a definição de estratégias torna-se um processo mais complicado.


O mais importante nesse processo é unir essas dicas e dar um passo de cada vez. Com paciência, autoconhecimento, pesquisa e, claro, prática, fica muito melhor e mais fácil de decidir onde investir! Não tenha medo de arriscar e não sofra com as oscilações do mercado. Lembre-se de diversificar suas aplicações para trazer equilíbrio aos rendimentos e, com isso, conquistar a independência financeira mais rapidamente.

DESCONTOS RELACIONADOS

  • Cupom de desconto - Cupom de desconto Gran Cursos de 30% OFF em Cursos preparatórios
  • Cupom de desconto - Cupom de desconto Sestini de 5% OFF em Volta às Aulas*
  • Cupom de desconto - Cupom Aliexpress de R$150 OFF em compras acima de R$1200
  • Cupom de desconto - Cupom de desconto Gran Cursos de 10% off em Pós-Graduação
  • Cupom de desconto - Matricule-se na English live e garanta descontos

Seu canal preferido de descontos também é um plugin!

- Instale o MeuCupom Alerta pela Chrome Store.

- Clique no ícone MeuCupom enquanto está em algum dos nossos sites parceiros e você verá todos os descontos disponíveis na loja.

- Gostou de algum desconto? Basta clicar na oferta ou copiar o código que será apresentado em tempo real, colar no seu carrinho de compras e o desconto já é seu!