x
Buscar
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Google+
Música para cachorro: veja os benefícios de deixar o seu pet ouvir música

Imagine a situação: o despertador não toca, o dia amanhece chuvoso, você sai de casa sem tomar café e entra em um ônibus lotado. Sua manhã mal começou e o stress está a mil, e nessas horas uma das poucas coisas que você pode fazer é ouvir alguma música para ficar mais feliz e relaxado.

 

A música tem muita influência no nosso estado de espírito. Quantas vezes não escutamos alguma música para nos sentirmos mais felizes? E acreditem, sempre funcionou. Mas será que o mesmo se aplica aos nossos pets? Será que seu gato persa, por exemplo, também sofre influência positiva através da música?

 

Anualmente são realizadas muitas pesquisas que visam saber como os animais reagem ao ouvir uma canção. Claro que cada bichinho possui características próprias e isso interfere no modo como o som é percebido por ele. Cada vez mais os pesquisadores focam suas pesquisas dividindo os animais por grupos.

 

Quer exemplos? O estilo musical favorito dos cães e gatos é a música clássica, os orangotangos preferem um ritmo mais swingado, já os primatas menores reagem de acordo com a intensidade da melodia, hora se alteram muito e outras vezes ficam mais relaxados.

A importância da música na vida do bichinho

A musicoterapia pet ainda é pouco difundida no Brasil, mas aos poucos vem ganhando cada vez mais adeptos. O tratamento serve para auxiliar no bem-estar e também ajuda no tratamento de doenças físicas, mentais, e sociais dos pets.

 

Quando um musicoterapeuta é escalado para auxiliar no tratamento de um animal, ele auxilia o pet a relaxar e ter benefícios físicos como: trabalhar o cérebro, pulmão, sistema circulatório, e também pode auxiliar no tratamento de doenças como depressão, agressividade e carência.

 

Outra área do saber é a Zoomusicologia que nada mais é do que o estudo da música dos animais e como eles captam os sons que são provocados para surtir efeito neles. Segundo o psicólogo de animais Charles Snowdon a melhor forma de estudar o efeito da canção é de acordo com a frequência que cada animal possui.

 

O psicólogo firmou parceira com o compositor David Teite para criar canções similares ao ritmo do ronronar de um gato. Os dois chegaram a conclusão que as melodias feitas especialmente para os felinos se mostraram mais aceitas do que outras de ritmos diferentes. A parceria rendeu um álbum intitulado Music For Cats (Músicas para Gatos, em português) e pode ser conferido aqui.

Eles adoram música

Agora que você sabe que os pets adoram música eu aposto que você está morrendo de vontade de colocar algumas canções para ver quais são as reações dos seus animais. E será que é difícil encontrar músicas específicas para cada tipo de pet? Você pode conferir uma super dica a seguir.

 

Quando falamos que existe músicas para todo o tipo de pet não estamos de brincadeira. O músico argentino Felix Pando, que hoje vive radicalizado nos Estados Unidos, é referência quando se trata desse tipo de som.

 

O artista trabalha como músico desde o final dos anos 1960 e já lançou mais de 10 álbuns totalmente temáticos e dedicados ao mundo animal. Tem música para cachorro, gato, cavalo e pássaro.

 

Quem tem um felino em casa sabe como eles são seres independentes e autônomos. Dependendo da raça do gato ele pode ser bastante agitado, agressivo ou uma fofura que só quer um pouco de carinho. Agora que você sabe que existe música específica para ele, que tal abrir o seu Spotify e procurar uma canção para ele.

 

Ah, é mais uma última dica: deixe o som em uma altura agradável.

Seu canal preferido de descontos também é um plugin!

- Instale o MeuCupom Alerta pela Chrome Store.

- Clique no ícone MeuCupom enquanto está em algum dos nossos sites parceiros e você verá todos os descontos disponíveis na loja.

- Gostou de algum desconto? Basta clicar na oferta ou copiar o código que será apresentado em tempo real, colar no seu carrinho de compras e o desconto já é seu!