x
Buscar
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Google+
​Saiba porque existe o horário de verão

O horário de verão chegou firme e forte! Muitos brasileiros adoram essa época do ano, principalmente por remeter às férias escolares, com direito à praia até depois das 18h. Outras pessoas já não são muito fãs da mudança de horário, pois muitas vezes acordam cedo e ainda está escuro. 

Porém, como não podemos escapar do horário de verão, nada melhor do que conhecer os motivos de sua existência. 

Para quem não sabe, o horário de verão acontece anualmente e adianta-se uma hora no fuso horário oficial local. Normalmente, essa medida dura entre os meses de outubro à março.

O horário de verão é adotado nesta estação do ano pelo fato dos dias serem mais longos no verão, graças a posição da Terra em relação ao Sol. É por isso que o horário de verão é aplicado apenas nas regiões mais afastadas da Linha do Equador. Ou seja, apenas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Enquanto isso, no Norte e Nordeste, os dias e as noites tem a mesma duração o ano inteiro.

Uma curiosidade interessante é que o horário de verão começou durante a 1º Guerra Mundial na Alemanha, quando a economia de energia se tornou indispensável. No Brasil, esta é a 40ª edição do horário de verão. A primeira vez ocorreu entre os anos de 1931 e 1932, durante o Governo Vargas.

Um dos grandes pontos positivos do horário de verão é o fato dele ajudar imensamente na economia de energia. Neste ano, o governo federal estima que irá economizar cerca de R$7 bilhões.

Com o horário de verão, economizamos em iluminação pública e privada. As horas de maior consumo de energia no dia costumam ser no final da tarde, por volta de 18h, quando as pessoas chegam em casa e ligam chuveiro, eletrônicos, lâmpadas e outros. Enquanto isso, nas ruas são acesos postes, luzes comerciais e afins. O objetivo do horário de verão é reduzir o volume de carga de energia nas linhas de transmissão e prevenir apagões, através do maior aproveitamento da luz natural do dia.

No mundo inteiro, são cerca de 30 países que adotam o horário de verão. Como exemplo, podemos citar: Brasil, EUA, México, Canadá, Europa, Rússia e norte da China, Egito, Namíbia, Austrália, Israel, Cuba, Chile, Ilhas Malvinas, Paraguai, Palestina, Turquia, Tasmânia, entre outros. 

Bom, já que o horário de verão está aí, que tal aproveitar os benefícios que uma horinha de sol a mais oferece? Confira os descontos e promoções incríveis que selecionamos para você:

Compre aqui Moda Praia na Marcyn

Compre aqui Mesas e Cadeiras de Praia no Walmart

Compre aqui Guarda-Sol na Ricardo Eletro

Compre aqui Kit Protetor Solar Cenoura e Bronze na Netfarma


Clique aqui para mais descontos no MeuCupom.com

*Os descontos acima ou cupom de desconto foram vistos para o dia da matéria e podem mudar sem aviso prévio. 

Seu canal preferido de descontos também é um plugin!

- Instale o MeuCupom Alerta pela Chrome Store.

- Clique no ícone MeuCupom enquanto está em algum dos nossos sites parceiros e você verá todos os descontos disponíveis na loja.

- Gostou de algum desconto? Basta clicar na oferta ou copiar o código que será apresentado em tempo real, colar no seu carrinho de compras e o desconto já é seu!