x
Buscar
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Google+
Aprenda a escolher seu Notebook!

E aí, galera! Tudo bem com vocês? :)

FALTAM APENAS 2 DIAS PARA A BLACK FRIDAY! Será que estamos ansiosos? 

Resultado de imagem para gif pessoa animado

Hoje viemos falar um pouquinho sobre NOTEBOOKS para vocês. 

Vem aí uma ótima oportunidade para comprar um notebook novo ou então adquirir o seu primeiro. Qual deles comprar é uma questão comum nesses momentos, afinal, são diversos fabricantes como Dell, Asus, Lenovo, Samsung, Acer, entre outros. Como tem notebook para todos os gostos, vamos te explicar um pouquinho sobre o funcionamento deles, para que entendendo melhor, fique mais fácil de tomar a sua decisão. Que tal? 

Primeira coisa para ser desmistificada é a ilusão de que um fabricante naturalmente é melhor que outros. Esses fabricantes são, na sua maioria, montadores. Ou seja, eles compram peças de outras empresas e as montam. Não se surpreendam se o HD que vem dentro do seu notebook da Dell tiver a marca da Samsung. Esse tipo de parceria é comum, o que faz com que o maior diferencial sejam das peças que escolheram.

A Avell, por exemplo, só tem computadores muito poderosos pois só trabalha com workstations que são notebooks de alto desempenho, mas se fossemos pegar algum notebook gammer de outros fabricantes como a Dell e Lenovo, você encontraria um produto equivalente tanto quanto na qualidade quanto no preço. 

Existem diversos ângulos para se analisar na hora de escolher seu notebook. Alguns são mais sutis, contudo, de forma geral existem 5 tópicos para se pensar bastante. 


1) Processador

O cérebro do computador. Ele trabalha, como o nome diz, com o processamento das informações do computador, o que também dá maior velocidade. Apesar de existirem os processadores da AMD, eles não costumam ser utilizados em notebooks, então aparecem os nomes comerciais dos computadores intel, o i3, i5, i7 e, raramente, os i9. Esses i’s definem dentro de uma geração qual é o poder do processador. 

Low Energy Brain - Brain GIF - Brain BatteryLow LowEnergyBrain GIFs

- Os i3 representam os de entrada. Provavelmente, vão ser um pouco mais lentos depois de um tempo e são para atividades mais leves como word, leitura ou assistir séries. É para um perfil que combina mais em consumir conteúdo.

- Os i5 já tem uma capacidade intermediária. É capaz de usar ferramentas de escritório de maneira eficiente e profissional. Além do mais, vai te deixar quebrar um galho em programas como o Photoshop.

- Os com maior poder de processamento são os i7. Normalmente com muitos núcleos, capazes de se manterem atualizados por anos e irão te ajudar a renderizar vídeos e realizar tarefas mais pesadas. Apesar de raro em notebooks, vale mencionar o i9, que é o que há de melhor em eficiência, mas normalmente não ficam bem no conjunto de notebooks.

Essa definição de grupos de processadores da intel não é sempre simétrica. Nem sempre um processador I7 será melhor que um i5 por exemplo. Porque existe o fator de geração. Então um computador muito antigo que tenha i7 pode ser inferior a um novo sendo i5. Mas se você pretende comprar um notebook novo, vai ser sem problemas.


2) Memória RAM

Essa é a parte que costuma ser mais parecida entre os notebooks. A memória RAM é a parte do computador que lida com o que pode ficar aberto ao mesmo tempo ou quão grande pode ser o que você está trabalhando. Se o processador é o cérebro, a RAM é a mesa de trabalho. Geralmente, a RAM vem em 4GB, 8GB ou 16GB, porém existem outras combinações, apesar de ser incomum.

Um note com 4GB de ram não vai aguentar abrir muitas coisas ao mesmo tempo. Então não abuse de janelas do chrome. Não é recomendado deixar muita coisa rodando ao mesmo tempo. Evite jogos mais pesados também, porque ele nao vai ter como manter funcionando.

8GB de RAM talvez seja o ideal para a maior parte dos usuários. Vai lidar muito bem com o uso moderado e vai permitir alguns abusos como deixar várias abas abertas de lojas na Black Friday e, provavelmente, o computador não vai travar. Entretando, para quem trabalha com softwares gráficos e jogos, talvez tenha algum problema.

16GB é o kit intermediário perfeito. Poucos usuários veriam necessidade para mais do que isso e só veriam se tivessem uso profissional específico para grandes projetos gráficos. É tanto que, mesmo para jogadores mais assíduos, 16GB é o suficiente.

Minion Memory Alert GIF - Minion MemoryAlert GIFs

3) Placa de Vídeo

Placa de video serve para jogos e para aplicações gráficas. No geral, ela é acessada quando é preciso que o seu computador desenhe dinamicamente imagens na tela (o que acontece nessas ferramentas e jogos).

Um detalhe é que todo processador tem uma placa de vídeo embutida, quando falamos de ter uma placa de vídeo é ter uma placa de vídeo dedicada. Então mesmo sem uma dedicada é possível que seu processador segure bem a necessidade, mas se você tem uma placa dedicada, você terá uma parte exclusiva pra isso e um acesso a uma memória RAM dedicada da placa que costumam ser mais rápidas que as comuns.

Como são focadas em usuários específicos, não existe uma placa para usos simples, pois não tem necessidade. Por hora, ter uma placa de vídeo da GeForce MX vai te permitir ter uma jogatina agradável em títulos mais simples ou antigos. Porém, garante um LOL (League of Legends) e o CS (Counter-Strike).

Para usuários mais “hardcore”, tem a série GTX 10xx (1050/1050 ti/1060) que roda a maior parte dos jogos mesmo que sem as melhores resoluções. A GTX 16xx (1660/1660 ti) que já são placas mais modernas e vão rodar bastante coisa mesmo em gráficos de alta qualidade. Uma nota é que o 1660 tem resultados inferiores ao 1060 da série GTX 10xx que é o melhor da sua geração. Por último, tem a RTX 2060 que é uma linha diferente com tecnologia RayLight, mas isso é papo para outro texto.

Colocando em uma ordem de melhores placas de vídeo dentre essas mais comuns: GTX 1050 < GTX 1050ti < GTX  1660 < GTX  1060 < GTX  1660ti < RTX  2060.

Vale lembrar que apesar de a GTX 1050 estar como a “pior”, é uma placa excelente. Qualquer uma delas vai suprir completamente qualquer usuário intermediário. A diferença entre elas só vai aparecer em jogos mais pesados como The Witcher, Final Fantasy 15 e outros títulos focados em mega gráficos.


4) HD/SDD

HD, o HardDisk é, talvez, o componente mais conhecido onde as pessoas entrem que é sobre armazenamento. É basicamente isso mesmo, o quanto seu computador pode armazenar de informações. A diferença maior é saber a diferença entre HD e SSD (SolidStateDisk).

Nos HD’s, você tem literalmente discos que armazenam informações enquanto tem uma “agulha” que escreve os dados. Já o SSD é uma placa mesmo que armazena eletricamente os dados sem partes móveis.

Não ter partes móveis permite que o SSD tenha maior durabilidade e seja mais resistente a quedas (pelo amor de deus, não jogue seu notebook no chão   ). Além disso, é que por não ser um tipo de acesso físico, você consegue acessar informações e gravá-las mais rapidamente, o que faz ser uma opção boa para abrir e salvar programas e arquivos. Por isso que notebooks com o sistema operacional no SSD ligam mais rápido, porque as informações necessárias para inicializar o sistema são acessadas mais rápido quando estão armazenadas no computador. 

No Geral, o SSD não vai melhorar a desenvoltura de aplicações e nem de jogos, mas vai abrir programas e ligar o próprio computador bem mais rápido, o que é uma qualidade notável para o uso.


5) Construção

Aqui falamos de construção, ou seja, se o notebook tem estrutura de plástico ou de metal, entradas disponíveis (USB, USB-C), tela, visual, etc. Esse ponto é o que mais varia entre fabricantes, já que imprimem o estilo de máquinas. Aqui entra o desempate e necessidades específicas como uma entrada HDMI, ou muitas USB, ou USB-C. Não é pecado escolher o que você acha mais bonito, se você já avaliou os outros 4 itens e simplesmente quer o que tem entrada USB-C ou simplesmente tem a fonte mais leve, é uma escolha válida.


Todos os itens acima funcionam coletivamente, então normalmente um i5 vai ter pelo menos 8GB de RAM, por exemplo. Então pensem onde sua necessidade está e avalie os pontos individualmente. 

Thumbs Up GIF - Friends Joey Chandler GIFs

Se cadastre no nosso site e fique por dentro das melhores ofertas, cupons e produtos com mega descontos da Black Friday. O melhor conteúdo para a Black Friday 2019 você encontra no Meu Cupom!

 

Falta pouquinho, hein? Clique AQUI para mais informações!

Espero que tenham gostado. Até a próxima! 


Acompanhe MeuCupom nas Redes Sociais.

Instagram: @MeuCupom

Facebook: Meu Cupom

Seu canal preferido de descontos também é um plugin!

- Instale o MeuCupom Alerta pela Chrome Store.

- Clique no ícone MeuCupom enquanto está em algum dos nossos sites parceiros e você verá todos os descontos disponíveis na loja.

- Gostou de algum desconto? Basta clicar na oferta ou copiar o código que será apresentado em tempo real, colar no seu carrinho de compras e o desconto já é seu!