x
Buscar
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Google+
Os documentos necessários para comprar de um apartamento

Comprar apartamento ou uma casa é uma decisão que exige organização e planejamento. Independente se você procura diretamente na construtora ou por meio de uma instituição financeira, antes de fechar o contrato é preciso estudar todo o processo de compra – seja à vista ou por meio de financiamento. 

Como vivemos em um dos países mais burocráticos do mundo, qualquer falha nesse sentido pode te causar muita dor de cabeça e muitas vezes gastos extras com dinheiro. Selecionamos abaixo algumas informações válidas para te ajudar na compra do imóvel, como os documentos necessários, os índices de correção e os sistemas de amortização.

Documentos exigidos

Os documentos básicos para comprar apartamento ou qualquer outro imóvel são o RG, CPF, certidão conjunta de débitos referentes aos tributos federais e certidão de nascimento. Caso o responsável seja casado, é necessária a certidão de casamento.. 

Financiar um imóvel é sem dúvida a opção mais segura para quem quer adquirir seu cantinho, principalmente por meio da Caixa Econômica Federal (CEF). Esta instituição possibilita que a divisão do pagamento até 420 meses, ou seja, 35 anos. É muito comum no Brasil que as pessoas retirem seus Fundos de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para ajudar na quitação do imóvel. 

Esse dinheiro, depositado originalmente na conta dos funcionários pela própria empresa só podia ser retirado em condições específicas, como em casos de doenças graves e para dar entrada em um financiamento imobiliário. Além disso, o profissional devia esperar no mínimo três anos para mexer neste capital. 

Já em dezembro de 2016, o governo liberou o saque de contas inativas do FGTS para estimular a economia. Estima-se que eram cerca de R$ 30 bilhões parados nestas contas. Isto permitiu que muita gente retirasse o dinheiro depositado para dar entrada em financiamentos imobiliários, já que o rendimento do FGTS é muito baixo – àsvezes as taxas de inflação são maiores que seus juros. 

 

Se você é desses que quer pegar esse dinheiro para conquistar o sonho da casa própria, existem algumas diferenças burocráticas. Neste caso, é necessário um extrato original, datado e carimbado FGTS, obtido em uma agência da Caixa Econômica Federal; cópias simples de comprovantes de residência de, sendo um de no máximo 3 meses atrás e outro de no mínimo 1 ano atrás; cópia simples da Carteira de Trabalho; cópia simples da última declaração do Imposto de Renda; se o cidadão é casado ou tem uma união estável é necessária uma cópia simples da última declaração do Imposto de Renda do cônjuge ou convivente. 

Mas lembre-se que você deve – por direito – exigir alguns documentos de quem te vende o imóvel, seja pessoa física ou jurídica. Para sua própria segurança é necessária uma cópia simples do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do ano corrente; certidão negativa do IPTU; cópia simples e dentro da validade de 30 dias da matrícula do imóvel.

Estes são os principais documentos solicitados de maneira geral, mas algumas instituições financeiras ou construtoras podem apresentar algumas diferenças.

Índices e sistemas de amortização

Compreender os índices de correção das prestações quando se financia o imóvel é uma boa opção para entra nesta empreitada, embora pouca gente saiba disso. Ambos são medidos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV): o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) e o INCC (Índice Nacional de Custo de Construção). Enquanto a primeira é utilizada nas parcelas dos imóveis prontos para uso, o INCC corrige as prestações dos imóveis que ainda estão em construção.

Os sistemas de amortização para quem financia um imóvel são divididos em dois: o Sistema de Amortização Constante (SAC), quando a parcela diminui da primeira até a última, e a Tabela Price que mantém prestações em valor fixo.

 

Esperamos que nosso texto tenha sido útil para comprar apartamento ou casa dos seus sonhos. Até porque a taxa Selic está abaixo de 7%, menor índice já registrado, o que significa o aumento do consumo, uma vez que quanto menor a taxa, maior a oferta de empréstimos por parte dos bancos privados e públicos.

 

Seu canal preferido de descontos também é um plugin!

- Instale o MeuCupom Alerta pela Chrome Store.

- Clique no ícone MeuCupom enquanto está em algum dos nossos sites parceiros e você verá todos os descontos disponíveis na loja.

- Gostou de algum desconto? Basta clicar na oferta ou copiar o código que será apresentado em tempo real, colar no seu carrinho de compras e o desconto já é seu!