x
Buscar
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Google+
Como garantir sucesso na venda de carros usados

É possível vender um carro usado com segurança e rentabilidade; descubra como

 

A venda de carros pode ser muitas vezes uma tarefa não tão fácil assim: encontrar o comprador ideal pode demorar e essa busca deve ser feita com cautela, sempre com atenção às burocracias e segurança das duas partes.

 

Mas se você está pensando em vender o seu veículo, não se preocupe. Selecionamos algumas dicas que vão fazer com que o processo de venda de carros carro seja prático e muito mais efetivo e alinhado às suas expectativas e necessidades.

1. Tenha um objetivo

Por que você quer vender o seu carro? Antes de iniciar o processo de vendas, é importante que você tenha definido o motivo da venda e o quanto pretende ou precisa receber dela.

 

Se é para uma viagem ou para investir em um negócio, calcule o mínimo necessário para que a venda seja realmente rentável de acordo com as suas necessidades – sem pedir um valor que não esteja de acordo com o veículo.

 

Para isso, pesquise bem quanto o modelo está valendo, analise o seu carro para saber se está dentro das condições necessárias: tanto a parte externa, como pneus, possíveis arranhões e batidas, como a interna, como quilometragem, qualidade do motor etc.

 

Se necessário, antes de iniciar a venda, faça alguns reparos no carro. Imagem será tudo durante o processo.

2. Escolha um canal para venda

Concessionárias

 

Uma das primeiras coisas que vêm à nossa cabeça quando pensamos em vender o carro é: concessionária. De fato, o processo de venda por meio delas é mais seguro e garantido, pois a empresa torna-se responsável pelo veículo.

 

No entanto, é preciso ficar atento à avaliação feita pelo local e o quanto estão dispostos a te repassar com essa transação. Uma boa dica é pesquisar em diferentes concessionárias antes de fechar negócio: o preço pode variar bastante.

Redes Sociais

 

Está cada vez mais comum vender coisas por meio das contas pessoais nas redes sociais. Seja em grupos específicos ou até mesmo no próprio perfil: anunciar um objeto online pode fazer com que a venda seja muito mais rápida e, muitas vezes, feita para um conhecido.

 

No entanto, caso não haja nenhum interessado de primeira, o processo pode tornar-se muito mais demorado: a publicação com o tempo perderá valor e ninguém mais terá acesso a ela. Por isso, se não deu certo na primeira tentativa, é indicado buscar outros canais.

 

Também é importante ressaltar que nem todos os usuários das redes sociais são perfis verdadeiros.

Fique atento aos interessados para que não caia em qualquer tipo de golpe: vender um carro envolve bastante dinheiro e não pode ser negociado apenas por algumas mensagens, investigue o nome do potencial comprador antes de fechar qualquer negócio.

Classificados Online

 

Atualmente, existem uma série de sites de classificados online em que você pode anunciar o seu carro. Nesses portais direcionados, pode ser mais fácil e rápido encontrar um interessado.

 

O processo, nesse caso, é simples: basta compartilhar fotos e uma boa descrição e responder sempre aos potenciais compradores.

É você quem decide o preço e quem negocia com os compradores, ou seja, não há desvalorização do veículo, como pode haver nas concessionárias.

 

Se você optar por essa opção, também é importante ficar atento aos perfis interessados, sempre investigando o usuário antes de concluir a negociação.

 

Venda pela internet através de empresas

 

Agora, se você está com bastante pressa para vender o veículo, pode optar por utilizar serviços como o da Instacarro. A empresa promete vender o carro em até uma hora e por um preço competitivo no mercado.

 

É simples: você só precisa fazer uma cotação online do seu carro, que o site irá mostrar o quanto o mercado está oferecendo em média pelo veículo. Se algum dos valores te interessar, a Instacarro irá realizar uma inspeção, fotografá-lo e vender para a loja que você escolheu.

 

Você não é cobrado nada por isso: uma boa alternativa para quem não está interessado em ficar negociando valores e fazer uma venda segura, rápida e prática.

 

3. Crie um anúncio chamativo

 

Se você optou por vender seu carro na internet, deve saber que um bom anúncio é resumido em apenas duas partes: boas fotografias e descrição.

 

Para começar, tire um dia para fotografar o carro. Arrume o veículo, vá para um local claro e tire fotos que favoreçam a venda: detalhadas, que mostrem o estado do carro (parte interna e externa) e que estejam com uma boa resolução.

 

Na hora de divulgar as imagens, escolha apenas as melhores. Não divulgue poucas, mas também não coloque fotos repetitivas, para não cansar o interessado na compra.

 

Em relação à descrição, informe também todos os detalhes necessários para estimular a venda do veículo.

Tempo de uso, quilometragem, espaço interno, qualidades do veículo – sempre sendo sincero em relação às informações passadas, para que não haja problemas com o futuro comprador.

4. Seja prestativo

 

Faz parte do anúncio você, como vendedor, estar disponível para qualquer tipo de dúvida ou informações sobre o veículo. Anunciar o carro e não responder aos interessados pode ocasionar no desinteresse de compradores e, consequentemente, na desistência da compra.

Não demore mais do que um dia para responder, assim, o interesse dos usuários se manterá em alta.

 

Será comum, também, durante o processo de venda do carro, interessados pedirem para ver o veículo. Não hesite, mas também fique atento à segurança: marque apenas em locais públicos e em horários comerciais.

Uma boa dica é marcar no mesmo dia com alguns possíveis compradores, em horários diferentes. Assim, a chance da compra dar certo ficará maior e você não precisará se locomover diversos dias para isso.

 

Seu canal preferido de descontos também é um plugin!

- Instale o MeuCupom Alerta pela Chrome Store.

- Clique no ícone MeuCupom enquanto está em algum dos nossos sites parceiros e você verá todos os descontos disponíveis na loja.

- Gostou de algum desconto? Basta clicar na oferta ou copiar o código que será apresentado em tempo real, colar no seu carrinho de compras e o desconto já é seu!