x
Buscar
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Google+
Origem do Dia Internacional da Mulher

​Sabemos que no dia 8 de março é comemorado internacionalmente o Dia da Mulher. Mas por trás dos parabéns, presentes e rosas para celebrar, existe uma história de luta pela igualdade social dos gêneros muito antiga. Tão antiga quanto o desejo e as reinvindicações das mulheres por essa igualdade. Você conhece a origem da celebração desse dia?

   

       

História da data

Neste mesmo dia 8 de março do ano de 1857 uma tragédia deu início ao marco histórico dessa data. Em uma fábrica têxtil da Triangle Shirtwaist, situada em Nova Iorque, operárias têxteis invadiam a fábrica para, em forma de greve, reivindicar seus direitos trabalhistas. Essas operárias manifestavam-se pela redução do horário de trabalho de mais de 16 horas por dia, e pela igualdade de salários aos dos homens, que recebiam cerca de três vezes mais ao atuar na mesma função.

A tragédia se estabeleceu quando essas mulheres, trancadas à fabrica foram queimadas vivas durante um incêndio no estabelecimento. Cerca de 140 mulheres morreram.

Porém, somente no ano de 1910, em 8 de março, durante uma conferência internacional feminina, ocorrida na Dinamarca, foram debatidos temas de interesse femininos, além de em homenagem àquelas mulheres carbonizadas, comemorar a data como o Dia Internacional da Mulher.

No Brasil

A data foi definida internacionalmente, porém no Brasil, durante o governo de Getúlio Vargas, com a reforma da constituição, que só ocorreu em 1932, as mulheres brasileiras passaram então a ganhar direitos trabalhistas igualitários, atém do direito ao voto e funções políticas. Hoje, pela primeira vez na história o país é presidido por uma mulher, Dilma Rousseff.

Anos depois, ainda no cenário de empoderamento feminino, foi constituída a Lei Maria da Penha, que simboliza a luta pelos direitos femininos e garante punição à qualquer violência masculina.

No Brasil, o dia Nacional da mulher é comemorado no dia 30 de abril, mas não tem tanta força quanto a data internacional.

Objetivo da data

A data simboliza uma história de conquistas, mas não foi criada apenas para celebração. Seu objetivo é de ser um dia para a realização de conferências em diversos países e discussões que objetivem no fim do preconceito e da desigualdade. Debater o papel da mulher na sociedade, que mesmo com muitas melhorias ainda são afetadas pela desvalorização da mulher. 

O principal a saber, no dia de hoje é: Viva a todas as mulheres do mundo! Sem ela, nada seríamos :)


Clique aqui para desconto e promoção no MeuCupom.com




DESCONTOS RELACIONADOS

  • Cupom de desconto - Compre LA VIE EST BELLE EAU DE PARFUM e Ganhe brinde Lancôme
  • Cupom de desconto - Cupom Segredos de Salão de 30% off na Máscara ou Óleo Capilar*
  • Cupom de desconto - Descontos na SkinCeuticals de R$50 OFF em AGE EYE COMPLEX
  • Cupom de desconto - Ganhe 20% OFF + Frete com cupom Natura em Cuidados com a pele*
  • Cupom de desconto - Ganhe 10% OFF com cupom O Boticário em Maquiagens*

Seu canal preferido de descontos também é um plugin!

- Instale o MeuCupom Alerta pela Chrome Store.

- Clique no ícone MeuCupom enquanto está em algum dos nossos sites parceiros e você verá todos os descontos disponíveis na loja.

- Gostou de algum desconto? Basta clicar na oferta ou copiar o código que será apresentado em tempo real, colar no seu carrinho de compras e o desconto já é seu!