x
Buscar
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Google+
Saiba como se prevenir das doenças de verão

O verão é considerado a época em que os brasileiros mais viajam, normalmente o destino escolhido são as praias. Mas, apesar de toda a diversão que esse período proporciona, é importante sempre lembrar de cuidar da saúde, prevenindo as doenças de verão.

Pensando nisso, separamos algumas das doenças mais comuns durante essa estação, alertando sobre os principais sintomas e dicas de como preveni-las.

 

Principais doenças   

Dengue: Causada pela picada de mosquitos,podendo ser comum ou hemorragia. Os principais sintomas são:

Febre alta;

Dores musculares;

Erupções cutâneas;

Dor de cabeça.

O tratamento para ela é feito através de fluidos e medicamentos para dor. É importante deixar o paciente hidratado e procurar o diagnóstico de um especialista. Para se prevenir da dengue você deve tomar a vacina para prevenção, evitar deixar água parada, colocar areia no vasos de planta e deixar pneus e garrafas viradas.

 

Micoses: com mais de 150 mil casos no Brasil, as micoses podem afetar qualquer pessoa. É causa por fungos que ultrapassam a camada da pele e acabam causando uma infecção. os sintomas irão depender de qual área foi afetada, mas no geral são:

Irritação na pele;

Pele descascando;

Erupções na área afetada.

O principal tratamento é feito a partir de medicamento antifúngicos. Pode demorar de semanas a meses para sanar essas irritações. O acompanhamento médico é muito importante durante todo o processo.

 

Insolação: quando estamos na praia é normal que fiquemos muito expostos ao sol, a falta de protetor solar para ocasionar em uma insolação. Os sintomas são fáceis de ser identificados, sendo eles:

Tonturas;

Náuseas;

Dor de cabeça;

Temperatura corporal alta;

Pele quente e seca, na maioria dos casos vermelha.

É importante sempre usar o protetor solar adequado para a sua pele e reaplica-lo sempre que tiver contato com água. Casos de insolação são emergências médicas, assim ela será hidratada e mantida em temperatura ideal para se recuperar.

 

Intoxicação alimentar: muitas vezes deixamos o cuidado com  alimentação de lado durante as férias, com isso ficamos suscetíveis a contrair uma intoxicação. os principais sintomas são:

Náuseas;

Cólica; 

Diarreia;

Vômito.

Em caso de estar contaminado é importante recorrer ao médico, o tratamento é fieto por medicamentos e soro, na maioria dos casos o problema não dura mais de uma semana. Evitar essa doença na verdade é bem fácil, basta você prestar atenção se o lugar que irá comer atende aos princípios de higienes básicos, com isso você terá 90% de chances de não contraí-la.

Bicho Geográfico: é uma larva Migrans que quando entra em contato com a pele causa uma doença cutânea. Ela consegue adentrar a parte interna da pele e assim começa a se locomover dentro da mesma. O sintomas são muito característicos, os principais são:

Coceira na pele, costuma piorar durante a noite;

Inchaço na região;

Vermelhidão, semelhante a um caminho;

Sensação de algo se mexendo por baixo da pele.

Caso você perceba que está com essa larva, procure imediatamente um dermatologista. O tratamento normalmente é feito com pomadas, quando está no ínicio. Se o seu caso for mais avançado serão utilizados remédios em comprimido.

Existem outras doenças que podem ser contraídas durante essa época, são elas: Leptospirose, Conjuntivite bacteriana, Hepatite A, Brotoeja e Fitofotodermatose.Tomar cuidado com a sua saúde pode evitar que você acabe perdendo todo o planejamento para as viagens de verão.

Caso viaje para algum lugar distante, pesquise onde ficam os hospitais e quais os mais próximos de onde você estará hospedado. É importante saber quais doenças estão acometendo a população local e se é necessário tomar algum tipo de vacina antes.

 

 

 

DESCONTOS RELACIONADOS

  • Cupom de desconto - Cupom Drogasil de até 50% OFF em Medicamentos Genéricos
  • Cupom de desconto - Leve 4 Pague 3 na compra de Lentes de Contato na GrandVision
  • Cupom de desconto - Economize Até 80% OFF na compra de Medicamentos na Drogasil
  • Cupom de desconto - Pague até 80% a menos em medicamentos genéricos
  • Cupom de desconto - Ganhe 20% OFF com cupom Carrefour em Produtos da Lista

Seu canal preferido de descontos também é um plugin!

- Instale o MeuCupom Alerta pela Chrome Store.

- Clique no ícone MeuCupom enquanto está em algum dos nossos sites parceiros e você verá todos os descontos disponíveis na loja.

- Gostou de algum desconto? Basta clicar na oferta ou copiar o código que será apresentado em tempo real, colar no seu carrinho de compras e o desconto já é seu!