x
Buscar
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Google+
♻ Os Principais Erros na Reciclagem ♻

​Com a produção anual de milhões de toneladas de lixo no Brasil, já sabemos que é de vital importância que todos façam a sua parte de forma consciente para descartar corretamente todo esse lixo produzido.

Ainda não sabe como?

Ao invés de jogar todo o lixo fora, podemos reaproveitar de várias formas esses detritos, diminuindo assim o desperdício e os danos ao meio ambiente, que é diretamente impactado pelos malefícios gerados pelo mau aproveitamento de materiais, alimentos, plásticos, papel, dentre outros.

O descarte pode não ser tão simples, afinal existem muitos tipos de materiais e consequentemente muitas dúvidas, então, para quem está começando a fazer a sua parte, para quem já faz e principalmente para quem ainda não fazia, confira alguns dos principais erros cometidos na hora de reciclar e saiba como evitá-los:

Separação do lixo de forma errada

Talvez o principal erro cometido, e através do qual tudo começa, seja a separação do lixo. Essa etapa é fundamental pois facilita e respeita o trabalho de profissionais que vivem em função disso. Se informe: Caso seu bairro possua coleta seletiva, seu lixo terá destino correto, facilitando o processo.

Separar somente resíduos orgânicos

   A separação da comida do restante do lixo já é um primeiro passo, mas engana-se quem acha que é suficiente. O trabalho de separação de resíduos vai muito além e requer cuidados. Itens como plástico, pilhas, alumínio, papel e restos de comida devem ser descartados separadamente. Essa tarefa requer atenção para não misturar materiais que não podem ser reciclados, inclusive os que contêm substâncias tóxicas.

Não tomar cuidado com eletrônicos

Descartar materiais eletrônicos no lixo comum é um grande erro que muito mais gente do que você imagina comete. Afinal, consegue imaginar quantas pessoas por mês trocam de celular (cada vez mais obsoletos, mais rapidamente) e quantos eletrônicos se tornam cada vez mais descartáveis? Com as inovações tecnológicas a todo vapor é muito comum ter em casa celulares, computadores e notebooks antigo. Esses itens não podem simplesmente ser jogados na lixeira.

Projetos e ONG’s e várias empresas já atendem a essa demanda, em função do impacto no meio ambiente desse tipo de descarte. Não tem desculpas: Pesquise o local mais próximo para o descarte desses eletrônicos de forma sustentável. A própria empresa em que você adquiriu o produto pode recolhê-lo de volta. Verifique! Muitas já prestam esse serviço. ;)

Não fazer a separação de diferentes tipos de vidros

É fácil perceber que vidros são diferentes, logo, possuem composições diferentes. Louças de cozinha, porcelanas, espelhos e lâmpadas são diferentes. Na  hora de descartar esse tipo de material, selecione o que é vidro translúcido e o que não é, facilitando o trabalho e a segurança daqueles que trabalham e vivem do trabalho de reciclagem.

Objetos cortantes desprotegidos

Essa é muito óbvia, não é? Ou deveria ser. Objetos cortantes são muito perigosos e você não será a última pessoa a tocar no seu lixo! Outras pessoas e até mesmo animais podem vir a revirar esses resíduos no futuro, por isso, é importante proteger esses elementos. Envolva os cacos, vidros, lâminas ou qualquer objeto cortante ou pontiagudo com folhas de jornal ou caixas de papelão. Conscientize-se!

Descarte de embalagens sujas

É um detalhe que muitos não se preocupam, principalmente por se tratar de lixo, mas o descarte de embalagens sujas dificulta e retarda o trabalho de reciclagem. Esse tipo de material pode e deve ser lavado antes de ir para o lixo, principalmente se você estiver realmente interessado em fazer a sua parte pela causa :)

Separar papel picado para reciclagem

Alguns acreditam que separar o papel picado pode facilitar o processo, mas é justamente o contrário. Ele é mais difícil de reciclar do que em seu estado inteiro e normal, porque as máquinas usadas para reciclagem de papel usado não conseguem capturar pedaços muito pequenos. Caso você tenha papel para reciclagem em casa, não pique ou recorte. Apenas separe de outros materiais que você vai jogar fora e entregue para as empresas que fazem esse trabalho na sua região.

Acreditar que tudo é reciclável

Esse cenário seria maravilhoso, mas infelizmente nem todo lixo da sua casa é reciclável. Por exemplo: Adesivos, fita crepe, papel carbono, papel toalha, fotografias, papéis engordurados, metalizados, clipes, grampos, esponjas de aço, latas de combustível, de tinta, pilhas, baterias, tomadas, espuma, teclados de computador, acrílicos, CDS, DVDs, exames de raio-x, etc

Você já viu agora que a reciclagem vai muito além das lixeiras coloridas principais de metais, plásticos, vidro e alumínios, não é? É um longo processo que envolve conscientização, pessoas, empresas e depende do esforço de cada um de nós para acontecer. Faça a sua parte. Evite os erros acima e recicle, por um mundo melhor :)


DESCONTOS RELACIONADOS

  • Cupom de desconto - Cupom Drogasil de até 50% OFF em Medicamentos Genéricos
  • Cupom de desconto - Leve 4 Pague 3 na compra de Lentes de Contato na GrandVision
  • Cupom de desconto - Economize Até 80% OFF na compra de Medicamentos na Drogasil
  • Cupom de desconto - Pague até 80% a menos em medicamentos genéricos
  • Cupom de desconto - Ganhe 20% OFF com cupom Carrefour em Produtos da Lista

Seu canal preferido de descontos também é um plugin!

- Instale o MeuCupom Alerta pela Chrome Store.

- Clique no ícone MeuCupom enquanto está em algum dos nossos sites parceiros e você verá todos os descontos disponíveis na loja.

- Gostou de algum desconto? Basta clicar na oferta ou copiar o código que será apresentado em tempo real, colar no seu carrinho de compras e o desconto já é seu!